Blog

Observatórios

Acompanhe nas redes sociais:
  • Twitter
  • Facebook
  • Youtube
Enquete

O que achou do novo blog?

Cadastre-se

e receba nosso informativo

Fiep reúne empresários e governo para discutir custo do gás natural

Publicado em 18/01/2012

" O gás natural representa 25% do custo de produção da indústria cerâmica do Paraná e tem alto impacto na composição dos preços dos produtos, reduzindo a competitividade do setor paranaen ..."
clique para ampliar clique para ampliar Presidente da Fiep, Edson Campagnolo, e da Compagás, Luciano Pizzatto: aproximação da industria com o governo.

O gás natural representa 25% do custo de produção da indústria cerâmica do Paraná e tem alto impacto na composição dos preços dos produtos, reduzindo a competitividade do setor paranaense frente a outros estados. O tema foi pauta do encontro do Comitê de Usuários de Gás Natural no Paraná que aconteceu nesta quarta-feira (18) na Federação das Indústrias do Paraná (Fiep) reunindo empresários, presidentes de sindicatos industriais e o presidente da Companhia Paranaense de Gás (Compagás), Luciano Pizzatto. Segundo dados da Compagás, a indústria cerâmica é grande consumidora do insumo, em 2010 este setor respondeu por 89% do consumo de gás natural no Estado.

De acordo com o presidente do Sindicato das Indústrias de Vidros, Cristais, Espelhos, Cerâmicas de Louça e Porcelana, Pisos e Revestimentos Cerâmicos no Estado do Paraná (Sindilouça-PR), José Canisso, hoje o custo do gás para as indústrias paranaenses é cerca de 5% maior do que para as indústrias de Santa Catarina, fato que prejudica a competitividade das empresas paranaenses.

Segundo o presidente da Compagás, a situação do Estado vizinho é atípica e insustentável a curto prazo. "A companhia de gás de Santa Catarina está com problemas políticos e deve entrar no vermelho no 1º semestre.". Segundo ele, os três estados da região Sul deveriam se unir para buscar soluções comuns nesta área. "A limitação da Petrobras de realizar investimentos em distribuição e em portos no Sul do Brasil é preocupante e pode trazer graves consequências de médio e longo prazo nas políticas de desenvolvimento do Estado.". Pizzatto diz que a falta destes investimentos pode inviabilizar a instalação de empresas no Estado num futuro próximo por não haver suprimento de gás disponível.

Integração

O presidente da Fiep, Edson Campagnolo, que coordenou a reunião, defendeu a união das três federações industriais dos Estados do Sul para buscar soluções conjuntas. "É um bom momento para esta aproximação.", afirmou Campagnolo referindo-se à vinda do presidente da Fiesc, Glauco Corte, ao Paraná na próxima semana. Campagnolo disse que aproveitará o encontro para debater o tema com o presidente da Fiesc. Campagnolo frisou ainda a necessidade de diminuir as distâncias entre os empresários e o governo estadual e disse que o objetivo do encontro desta quarta-feira foi exatamente este: reunir setor produtivo e poder público para buscar uma solução. "É uma aproximação histórica na defesa dos interesses da indústria paranaense.", avaliou.

Na opinião de Pizzatto, com a união das três federações "será possível chegar a um ponto comum sem que a solução esbarre na divergência de interesses". Pizzatto destacou a atuação do presidente da Fiep nesta questão.   "O presidente Campagnolo está articulando ações extremamente positivas ao agilizar soluções através do diálogo.", disse.

Presenças

Participaram da reunião do Comitê de Usuários de Gás Natural no Paraná os presidentes da Fiep, Edson Campagnolo e da Compagás, Luciano Pizzatto, além de representantes do Sindilouça, do Sindicato das Indústrias Metalúrgicas, Mecânicas e de Material Elétrico do Estado do Paraná (Sindimetal-PR), do Sindicato das Indústrias de Reparação de Veículos (Sindirepa), além das empresas Renault, Incepa e Berneck.

Informação de: Agência Fiep

Deixe seu coment�rio

Site Seu blog ou p�gina pessoal


1. Os sites do Sistema Fiep incentivam a pr�tica do debate respons�vel. S�o abertos a todo tipo de opini�o. Mas n�o aceitam ofensas. Ser�o deletados coment�rios contendo insulto, difama��o ou manifesta��es de �dio e preconceito;
2. S�o um espa�o para troca de id�ias, e todo leitor deve se sentir � vontade para expressar a sua. N�o ser�o tolerados ataques pessoais, amea�as, exposi��o da privacidade alheia, persegui��es (cyber-bullying) e qualquer outro tipo de constrangimento;
3. Incentivamos o leitor a tomar responsabilidade pelo teor de seus coment�rios e pelo impacto por ele causado; informa��es equivocadas devem ser corrigidas, e mal entendidos, desfeitos;
4. Defendemos discuss�es transparentes, mas os sites do Sistema Fiep n�o se disp�em a servir de plataforma de propaganda ou proselitismo, de qualquer natureza. e
5. Dos leitores, n�o se cobra que concordem, mas que respeitem e admitam diverg�ncias, que acreditamos pr�prias de qualquer debate de id�ias.

 Aceito receber comunica��o da Fiep e seus parceiros por e-mail
 
Av. Comendador Franco, 1341 - Jardim Botânico - 80215-090
Fone: 41 3271 7900
Fax: 41 3271 7647
observatorios@fiepr.org.br
  • Twitter
  • Facebook
  • Youtube