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Baixo consumo do novo diesel menos poluente preocupa a ANP

Publicado em 18/01/2012

" O diesel menos poluente S50, que começou a ser vendido neste ano no varejo de combustíveis, encalhou nos postos por falta de demanda. Apenas veículos com motores adaptados ao novo diese ..."
clique para ampliar clique para ampliar Diesel S-50 encalha nos postos de combustíveis.

O diesel menos poluente S50, que começou a ser vendido neste ano no varejo de combustíveis, encalhou nos postos por falta de demanda. Apenas veículos com motores adaptados ao novo diesel, produzidos a partir deste ano, são obrigados a abastecer com o S50 -caso contrário, o motor será danificado. Como praticamente não há veículos fabricados em 2012 em circulação, o consumo do S50 está limitado a "curiosos", segundo representantes de distribuidoras e postos.

"Apenas donos de camionetes estão comprando o S50", diz Ricardo Hashimoto, diretor de postos de rodovias da Fecombustíveis (Federação Nacional do Comércio de Combustíveis). Veículos fabricados até o ano passado podem ser abastecidos com o S50, mas os benefícios ambientais são limitados. Por isso, a produção e o abastecimento do S50 foram planejados para atender à nova frota. Os donos de postos, no entanto, estão decepcionados com o movimento.

"Esperávamos que um caminhão seminovo também abastecesse com o S50, mas nem isso está acontecendo, porque o preço do novo diesel encarece o frete", diz José Alberto Gouveia, presidente do Sincopetro (sindicato dos postos de São Paulo).

Dependendo da região, o novo diesel chega ao consumidor por um preço de R$ 0,12 a R$ 0,16 maior do que o S500, que é o mais comum hoje nos grandes centros urbanos, segundo a ANP (Agência Nacional do Petróleo). Nas refinarias da Petrobras, a diferença é de R$ 0,06 por litro. "O preço é uma barreira para adesão ao novo diesel. A experiência do carro flex nos mostra que o consumidor migra de acordo com o preço", diz Allan Kardec Duailibe, diretor da ANP.

Problemas

Os estoques altos preocupam o setor. "Se veículos novos não são vendidos, cria-se um problema. O mercado de combustíveis não pode ficar refém de uma expectativa de venda", diz Kardec. A ANP obrigou 4.200 postos no país em que o número de bicos de diesel supera o de outros combustíveis a vender o S50 a partir do dia 1º.

"O posto é obrigado a tirar um equipamento produtivo na venda de diesel normal por outro que vende muito pouco, gerando ineficiência", diz Alísio Vaz, presidente do Sindicom (Sindicato das Distribuidoras de Combustíveis).

Na sexta-feira passada, de 8 postos fiscalizados pela ANP na Grande São Paulo, 2 foram multados por não ter o S50 em seus tanques. A manutenção da qualidade do combustível é outra preocupação do setor. A ANP estabelece prazo de 30 dias para o diesel ficar armazenado nos tanques dos postos.

"Se ficar muito tempo parado, o produto pode se degradar e trazer sérias sanções ao dono do posto", diz Hashimoto, da Fecombustíveis.

Informação: Gás Brasil

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