Blog

Observatórios

Acompanhe nas redes sociais:
  • Twitter
  • Facebook
  • Youtube
Enquete

O que achou do novo blog?

Cadastre-se

e receba nosso informativo

Governo do Paraná libera licenças ambientais para 10 PCHs

Publicado em 12/01/2012

" O governador do Paraná, Beto Richa, entregou nesta quarta-feira (11/1), em Curitiba, nove licenças ambientais prévias e uma licença de instalação para a construção de pequenas centrais ..."
clique para ampliar clique para ampliar Usinas somam 82,2 MW e R$450 mi em investimentos; IAP não autorizava plantas desde 2003.

O governador do Paraná, Beto Richa, entregou nesta quarta-feira (11/1), em Curitiba, nove licenças ambientais prévias e uma licença de instalação para a construção de pequenas centrais hidrelétricas (PCHs) em rios do Estado. No total, a potência instalada das usinas poder chegar a 82,2 MW - quantidade suficiente para atender a demanda de uma cidade com até 100 mil pessoas. O investimento nos projetos está estimado em R$ 450 milhões.

Em comunicado à imprensa, o governo afirma que a entrega de licenças para a construção e o funcionamento de novas PCHs no Paraná estava suspensa desde 2003, por medida da administração anterior.

"Investimentos em energia elétrica são fundamentais para o desenvolvimento econômico e social do Estado, com resultados positivos a partir de oportunidades de empregos, geração de renda e riquezas", disse Richa.

A decisão sobre a liberação das licenças foi tomada no começo do ano passado, quando o governador solicitou ao Instituto Ambiental do Paraná (IAP) análises dos pedidos de licenciamentos ambiental e de construção. De acordo com o órgão, 114 pedidos aguardam para serem analisados. 

As PCHs serão instaladas nos municípios de Doutor Ulysses, Cerro Azul, Nova Cantu, Laranjal, Altamira do Paraná, Mato Rico, Palmital, Roncador, Prudentópolis, Turvo, Guarapuava, Clevelândia e Santa Fé.

Para que as usinas possam ser construídas, cada empreendedor terá que assumir um compromisso com o IAP de reflorestar a área utilizada para a obra. De acordo com o instituto, para a edificação dos dez novos empreendimentos será desmatada uma área de 658 hectares, sendo que serão reflorestados 1.430 hectares. O investidor também se compromete a preservar as Áreas de Proteção Permanente (APP) próximas às PCH´s, preservando a fauna e flora local. 

As licenças ambientais prévias são para as usinas que serão construídas nas bacias hidrográficas: Ribeira (rio Turvo - PCH das Almas, PCH Ribeirão Bonito, PCH Cachoeira Brava); Piquiri (rio Cantu - PCH Cantu 1, 2 e 3); Ivaí (rio Marrecas - PCH Confluência); e Paraná (rio das Pedras - CGH Enxadrista e no rio São Francisco - CGH São Francisco de Sales). No total, estes empreendimentos terão capacidade de 78 MW. 

A licença de instalação - que permite o início das obras - entregue nesta quarta-feira é para PCH Rio Bandeirantes do Norte, localizada no rio Bandeirantes do Norte, na bacia Pirapó. A usina terá 4,2 MW.

Informação de: Jornal da Energia

Coment�rios

- Deixe seu coment�rio
por Waldomiro - Quinta-feira, 12 de Janeiro de 2012 - 13:23:03 - Comentar

Teve reuniões para deixar claro o interesse do investidor de construir PCHs, no rio Iratim de Palmas-PR.. Mas não sei como que foi a decisão a ser tomado em relação ao investimento proposto. E nem sei porque o nome de Palmas, não foi mencionado aqui. Mas


Deixe seu coment�rio

Site Seu blog ou p�gina pessoal


1. Os sites do Sistema Fiep incentivam a pr�tica do debate respons�vel. S�o abertos a todo tipo de opini�o. Mas n�o aceitam ofensas. Ser�o deletados coment�rios contendo insulto, difama��o ou manifesta��es de �dio e preconceito;
2. S�o um espa�o para troca de id�ias, e todo leitor deve se sentir � vontade para expressar a sua. N�o ser�o tolerados ataques pessoais, amea�as, exposi��o da privacidade alheia, persegui��es (cyber-bullying) e qualquer outro tipo de constrangimento;
3. Incentivamos o leitor a tomar responsabilidade pelo teor de seus coment�rios e pelo impacto por ele causado; informa��es equivocadas devem ser corrigidas, e mal entendidos, desfeitos;
4. Defendemos discuss�es transparentes, mas os sites do Sistema Fiep n�o se disp�em a servir de plataforma de propaganda ou proselitismo, de qualquer natureza. e
5. Dos leitores, n�o se cobra que concordem, mas que respeitem e admitam diverg�ncias, que acreditamos pr�prias de qualquer debate de id�ias.

 Aceito receber comunica��o da Fiep e seus parceiros por e-mail
 
Av. Comendador Franco, 1341 - Jardim Botânico - 80215-090
Fone: 41 3271 7900
Fax: 41 3271 7647
observatorios@fiepr.org.br
  • Twitter
  • Facebook
  • Youtube