Blog

Observatórios

Acompanhe nas redes sociais:
  • Twitter
  • Facebook
  • Youtube
Enquete

O que achou do novo blog?

Cadastre-se

e receba nosso informativo

IBGE irá refazer procedimentos que definem repartição de royalties

Publicado em 19/12/2011

"O IBGE vai começar no próximo ano a estudar alternativas para refazer cálculos que poderão sanar, ou realimentar, um dos temas mais polêmicos entre estados e municípios brasileiros: os limi ..."
O IBGE vai começar no próximo ano a estudar alternativas para refazer cálculos que poderão sanar, ou realimentar, um dos temas mais polêmicos entre estados e municípios brasileiros: os limites utilizados para definir quem tem ou não direito às receitas dos royalties da produção de petróleo e gás.

A amazonense Wasmália Bivar, primeira mulher a presidir o órgão responsável pelo cálculo das estatísticas oficiais do país, disse que em 2012 o instituto vai procurar alternativas para, com base nos avanços tecnológicos, refazer os "procedimentos" que desde 1986 definem a repartição dos royalties. Naquela oportunidade, lembra, o IBGE teve 30 dias para definir os limites, torná-los públicos e adotá-los.

As regras atuais, admite, geram críticas e pressões por mudanças. "Recebemos algumas reclamações de municípios insatisfeitos com a aplicação desses procedimentos e alguns já estão chegando ao Supremo Tribunal Federal", acrescenta. O que pretendemos "é começar, no próximo ano, a analisar alternativas, que certamente existem, aos procedimentos adotados em 1986".

A questão dos royalties é apenas uma das muitas que Wasmália, no cargo desde setembro - seu antecessor, Eduardo Pereira Nunes, ficou oito anos no comando do órgão -, tem pela frente, em gestão que ela define como de continuidade, por ter ocupado a diretoria de pesquisas na administração anterior e porque os projetos são de longa maturação.

Wasmália disse que pretende concluir a implantação de uma estatística de empregos em âmbito nacional (a atual é restrita às regiões metropolitanas de seis capitais), de um Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) também de âmbito nacional (hoje a coleta é feita em 11 capitais e regiões metropolitanas), de uma Pesquisa de Orçamentos Familiares (POF) anual e simplificada e iniciar os trabalhos para implantar um Censo Contínuo, como já existe na França.

Quanto ao recente episódio no qual ficou constatado que o resultado de algumas pesquisas do instituto estava sendo divulgado com antecedência para um grupo restrito de pessoas, Wasmália informou que o responsável já foi identificado. Disse que houve falha humana, mas que ela não foi resultado de má-fé.

Informação de: Tn Petróleo

Deixe seu coment�rio

Site Seu blog ou p�gina pessoal


1. Os sites do Sistema Fiep incentivam a pr�tica do debate respons�vel. S�o abertos a todo tipo de opini�o. Mas n�o aceitam ofensas. Ser�o deletados coment�rios contendo insulto, difama��o ou manifesta��es de �dio e preconceito;
2. S�o um espa�o para troca de id�ias, e todo leitor deve se sentir � vontade para expressar a sua. N�o ser�o tolerados ataques pessoais, amea�as, exposi��o da privacidade alheia, persegui��es (cyber-bullying) e qualquer outro tipo de constrangimento;
3. Incentivamos o leitor a tomar responsabilidade pelo teor de seus coment�rios e pelo impacto por ele causado; informa��es equivocadas devem ser corrigidas, e mal entendidos, desfeitos;
4. Defendemos discuss�es transparentes, mas os sites do Sistema Fiep n�o se disp�em a servir de plataforma de propaganda ou proselitismo, de qualquer natureza. e
5. Dos leitores, n�o se cobra que concordem, mas que respeitem e admitam diverg�ncias, que acreditamos pr�prias de qualquer debate de id�ias.

 Aceito receber comunica��o da Fiep e seus parceiros por e-mail
 
Av. Comendador Franco, 1341 - Jardim Botânico - 80215-090
Fone: 41 3271 7900
Fax: 41 3271 7647
observatorios@fiepr.org.br
  • Twitter
  • Facebook
  • Youtube