Blog

Observatórios

Acompanhe nas redes sociais:
  • Twitter
  • Facebook
  • Youtube
Enquete

O que achou do novo blog?

Cadastre-se

e receba nosso informativo

Primeira fábrica de painéis fotovoltaicos do Brasil

Publicado em 16/12/2011

"A Tecnometal tomou a dianteira no emergente mercado brasileiro de energia solar e instalou a primeira fábrica de painéis fotovoltaicos do país, em Campinas (SP). A unidade tem capacidade pa ..."
A Tecnometal tomou a dianteira no emergente mercado brasileiro de energia solar e instalou a primeira fábrica de painéis fotovoltaicos do país, em Campinas (SP). A unidade tem capacidade para produzir 25 MW anuais. Esse volume equivale a quatro vezes a atual demanda brasileira por painéis solares, o que demonstra o otimismo da empresa com o cenário nacional e o da América do Sul, para onde pretende exportar.

O grupo mineiro investiu US$ 20 milhões (cerca de R$ 35 milhões) na linha de produção, comprada da norte-americana Spire. O acordo envolveu a capacitação de funcionários e a transferência da tecnologia de fabricação. A planta tem potencial para produzir mais de 100 mil painéis fotovoltaicos de 230 W cada por ano.

Como ainda não há demanda, a unidade fabrica atualmente 1.000 painéis por mês. "O fato é que o Brasil tem uma defasagem de cinco anos em relação a EUA e Europa, onde a energia solar está presente no dia a dia dos negócios do setor de energia. Em 2016, acreditamos que vai ser a mesma loucura que é hoje com as eólicas", diz Sergio Esteves, diretor Comercial da Tecnometal.

No curto prazo, a empresa aposta nos estádios da Copa do Mundo de 2014 e no crescimento provocado pelo lançamento, este ano, do projeto de pesquisa e desenvolvimento estratégico de energia solar da Aneel. A Chamada 13/2011 recebeu propostas de 95 empresas, número que surpreendeu a própria agência. Os planos devem ser aprovados ainda este ano e começar a ser desenvolvidos em 2012.

Por esses motivos, a Tecnometal prevê que venderá, já no próximo ano, de 10 MW a 12 MW no mercado interno e para países vizinhos. No ano seguinte a demanda permaneceria a mesma, e em 2014 começaria a crescer, em média, de 20% a 25% ao ano, chegando ao pico em 2016. "É uma questão de oportunidade. Temos sol, bancos capitalizados, como o BNDES e a Caixa Econômica, e um mercado promissor. Achamos melhor investir agora em tecnologia e treinamento para estarmos prontos quando o mercado crescer", conta Esteves.

Desenvolvendo a cadeia

Esteves acredita que o grande avanço no Brasil irá ocorrer quando toda a cadeia de fabricação dos painéis for dominada pelo país, o que causaria uma redução significativa do preço dos equipamentos. Isso porque o Brasil é o maior exportador de silício bruto do mundo, mas importa todo o silício purificado que consome.

Dominar toda a cadeia produtiva é, aliás, um dos objetivos do P&D Estratégico da Aneel. Esse controle já vem sendo buscado pelo governo federal por meio de estatais, universidades e instituições de pesquisa.

Entretanto, segundo Esteves, deve haver uma demanda de pelo menos 200 MW anuais - ou seja, quase dez vezes a capacidade atual da fábrica de painéis da Tecnometal e cerca de 30 vezes a atual demanda brasileira - para justificar a instalação de uma fábrica de purificação de silício em grau solar com escala industrial. Ainda assim, ele crê que o investimento vale a pena. "Vendemos o silício a preço de areia para a Ásia, que purifica, transforma em célula solar e vende para nós por um custo muito mais alto. Se conseguirmos fazer esse processo todo no Brasil, vamos dar um salto enorme", garante o executivo.

Informação de: Brasil Energia

Deixe seu coment�rio

Site Seu blog ou p�gina pessoal


1. Os sites do Sistema Fiep incentivam a pr�tica do debate respons�vel. S�o abertos a todo tipo de opini�o. Mas n�o aceitam ofensas. Ser�o deletados coment�rios contendo insulto, difama��o ou manifesta��es de �dio e preconceito;
2. S�o um espa�o para troca de id�ias, e todo leitor deve se sentir � vontade para expressar a sua. N�o ser�o tolerados ataques pessoais, amea�as, exposi��o da privacidade alheia, persegui��es (cyber-bullying) e qualquer outro tipo de constrangimento;
3. Incentivamos o leitor a tomar responsabilidade pelo teor de seus coment�rios e pelo impacto por ele causado; informa��es equivocadas devem ser corrigidas, e mal entendidos, desfeitos;
4. Defendemos discuss�es transparentes, mas os sites do Sistema Fiep n�o se disp�em a servir de plataforma de propaganda ou proselitismo, de qualquer natureza. e
5. Dos leitores, n�o se cobra que concordem, mas que respeitem e admitam diverg�ncias, que acreditamos pr�prias de qualquer debate de id�ias.

 Aceito receber comunica��o da Fiep e seus parceiros por e-mail
 
Av. Comendador Franco, 1341 - Jardim Botânico - 80215-090
Fone: 41 3271 7900
Fax: 41 3271 7647
observatorios@fiepr.org.br
  • Twitter
  • Facebook
  • Youtube