Blog

Observatórios

Acompanhe nas redes sociais:
  • Twitter
  • Facebook
  • Youtube
Enquete

O que achou do novo blog?

Cadastre-se

e receba nosso informativo

Brasil atrai empresas chinesas do setor eólico

Publicado em 18/11/2011

"As três maiores indústrias fabricantes de aerogeradores da China - Sinovel Wind Group, China Guodian United Power Technology Company e Goldwind Science & Technology - têm grande interes ..."
As três maiores indústrias fabricantes de aerogeradores da China - Sinovel Wind Group, China Guodian United Power Technology Company e Goldwind Science & Technology - têm grande interesse no Brasil e estudam a melhor forma de participar do mercado brasileiro. A informação é da Associação Brasileira de Energia Eólica (ABEEólica), cujos diretores participaram da comitiva brasileira ao país asiático por ocasião da China Wind Power.Segundo a associação, a Sinovel já está com escritório em São Paulo e tem encomendas do País, enquanto a China Guodian United Power avalia dois estados da federação para erguer suas instalações e a Goldwind declarou que virá para o Brasil. Segundo a ABEEólica, outras empresas chinesas já pensam em vir para o mercado latino-americano e atuar a partir da fabricação de máquinas no Brasil, citando Envison Energy e Sany Electric. A China conta atualmente com 100 indústrias dedicadas à fabricação de aerogeradores, informou a entidade.

No entender da ABEEólica, o ingresso de mais fabricantes de aerogeradores será benéfico para o segmento, já que para o empreendedor de eólica é vital ter segurança contratual para assistência técnica, peças e acompanhamento do fabricante aos equipamentos, em face dos contratos serem de longo prazo (20 anos). Além disso, a associação destaca que o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), principal fonte de recursos de longo prazo para financiamento de empreendimentos eólicos, exige 60% de componentes nacionais nos equipamentos dos projetos que utilizam seus recursos. "Esta regra obriga os fornecedores de equipamentos a avaliar seriamente a necessidade de instalação de unidades no Brasil para se manterem competitivos."

Conforme a entidade, o Brasil está entre os quatro países do mundo que mais crescem neste setor, atrás de China, Estados Unidos e Índia. A China atingiu no 1º semestre 52 GW de potência instalada. O Brasil possui hoje 1,2 GW de geração eólica e deve chegar a 7,2 GW instalados até 2014 e, mantendo o ritmo atual de contratação, atingirá 25 GW de potência instalada em 2020.

Informação de: Agência Estado

Coment�rios

- Deixe seu coment�rio
por Waldomiro - Domingo, 20 de Novembro de 2011 - 18:09:54 - Comentar

Mandem umas dessas empresas Chinesas para Palmas-PR no Sul do Brasil. Palmas merece e quer crescer. É a primeira cidade do Brasil, a ter eólicas.


por Waldomiro - Domingo, 20 de Novembro de 2011 - 18:08:42 - Comentar

Mandem umas dessas empresas Chinesas para Palmas-PR no Su do Brasil. Palmas merece e quer crescer. É a primeira cidade do Brasil, a ter eólicas.


Deixe seu coment�rio

Site Seu blog ou p�gina pessoal


1. Os sites do Sistema Fiep incentivam a pr�tica do debate respons�vel. S�o abertos a todo tipo de opini�o. Mas n�o aceitam ofensas. Ser�o deletados coment�rios contendo insulto, difama��o ou manifesta��es de �dio e preconceito;
2. S�o um espa�o para troca de id�ias, e todo leitor deve se sentir � vontade para expressar a sua. N�o ser�o tolerados ataques pessoais, amea�as, exposi��o da privacidade alheia, persegui��es (cyber-bullying) e qualquer outro tipo de constrangimento;
3. Incentivamos o leitor a tomar responsabilidade pelo teor de seus coment�rios e pelo impacto por ele causado; informa��es equivocadas devem ser corrigidas, e mal entendidos, desfeitos;
4. Defendemos discuss�es transparentes, mas os sites do Sistema Fiep n�o se disp�em a servir de plataforma de propaganda ou proselitismo, de qualquer natureza. e
5. Dos leitores, n�o se cobra que concordem, mas que respeitem e admitam diverg�ncias, que acreditamos pr�prias de qualquer debate de id�ias.

 Aceito receber comunica��o da Fiep e seus parceiros por e-mail
 
Av. Comendador Franco, 1341 - Jardim Botânico - 80215-090
Fone: 41 3271 7900
Fax: 41 3271 7647
observatorios@fiepr.org.br
  • Twitter
  • Facebook
  • Youtube