Blog

Observatórios

Acompanhe nas redes sociais:
  • Twitter
  • Facebook
  • Youtube
Enquete

O que achou do novo blog?

Cadastre-se

e receba nosso informativo

Brasil, próximo do ranking dos 10 maiores geradores eólicos

Publicado em 19/10/2011

" O Brasil deve ficar no próximo ano entre os cinco países que mais instalam usinas eólicas no mundo. A expectativa é que entrem em operação 1.941 MW de parques eólicos no país em 2012, s ..."
clique para ampliar clique para ampliar Atualmente, o Brasil ocupa a 20ª posição no ranking.

O Brasil deve ficar no próximo ano entre os cinco países que mais instalam usinas eólicas no mundo. A expectativa é que entrem em operação 1.941 MW de parques eólicos no país em 2012, segundo o Plano Decenal de Expansão de Energia 2020 (PDE 2020). Esse volume é menor apenas do que o previsto para China (16 GW), EUA (4,5 GW) e Índia (2,9GW) este ano, segundo a Associação Mundial de Energia Eólica (WWEA, na sigla em inglês).

A associação não espera que os maiores mercados mundiais registrem aumento repentino nas instalações em 2012, o que significa que os países devem manter sua média de novos parques, inferior à esperada para o Brasil. Alemanha (1,5 GW) e Canadá (1,2 GW) e Reino Unido (1 GW) estão entre os líderes.

No Brasil, entrará em operação no ano que vem a primeira grande leva de usinas eólicas, vencedoras do primeiro leilão específico para a fonte, realizado em 2009. Como resultado, a capacidade de geração eólica nacional vai mais que dobrar, passando de 1.283 MW, em 2011, para 3.224 MW, em 2012, segundo o PDE 2020.

Com isso, o país se aproximará do ranking dos 10 maiores geradores eólicos. O último colocado é Portugal, que deve encerrar este ano com cerca de 4.000 MW instalados. Atualmente, o Brasil ocupa a 20ª posição.

Informação de: Energia Hoje

Deixe seu coment�rio

Site Seu blog ou p�gina pessoal


1. Os sites do Sistema Fiep incentivam a pr�tica do debate respons�vel. S�o abertos a todo tipo de opini�o. Mas n�o aceitam ofensas. Ser�o deletados coment�rios contendo insulto, difama��o ou manifesta��es de �dio e preconceito;
2. S�o um espa�o para troca de id�ias, e todo leitor deve se sentir � vontade para expressar a sua. N�o ser�o tolerados ataques pessoais, amea�as, exposi��o da privacidade alheia, persegui��es (cyber-bullying) e qualquer outro tipo de constrangimento;
3. Incentivamos o leitor a tomar responsabilidade pelo teor de seus coment�rios e pelo impacto por ele causado; informa��es equivocadas devem ser corrigidas, e mal entendidos, desfeitos;
4. Defendemos discuss�es transparentes, mas os sites do Sistema Fiep n�o se disp�em a servir de plataforma de propaganda ou proselitismo, de qualquer natureza. e
5. Dos leitores, n�o se cobra que concordem, mas que respeitem e admitam diverg�ncias, que acreditamos pr�prias de qualquer debate de id�ias.

 Aceito receber comunica��o da Fiep e seus parceiros por e-mail
 
Av. Comendador Franco, 1341 - Jardim Botânico - 80215-090
Fone: 41 3271 7900
Fax: 41 3271 7647
observatorios@fiepr.org.br
  • Twitter
  • Facebook
  • Youtube