Blog

Observatórios

Acompanhe nas redes sociais:
  • Twitter
  • Facebook
  • Youtube
Enquete

O que achou do novo blog?

Cadastre-se

e receba nosso informativo

Petrobras pesquisa uso de algas no etanol

Publicado em 02/11/2010

" A descoberta levou a uma corrida internacional de grandes instituições privadas e governamentais, em busca do desenvolvimento da microalga como fonte de energética limpa e sustentável. ..."

A descoberta levou a uma corrida internacional de grandes instituições privadas e governamentais, em busca do desenvolvimento da microalga como fonte de energética limpa e sustentável. Acredita-se que existam 300 mil espécies de microalgas no planeta, mas apenas 30 mil estão catalogadas.


Na vanguarda das pesquisas dessa nova fonte energética está a Petrobras, que vai inaugurar, até o final do ano, um núcleo de pesquisa e produção piloto para as microalgas no Rio Grande do Norte. As novas instalações contam com seis tanques de 600 metros quadrados para a produção de microalgas em larga escala.


Para a Petrobras, o investimento vale a pena, já que as microalgas têm potencial para substituir os cerca de 40 bilhões de litros de diesel consumidos pelo Brasil a cada ano de maneira ambientalmente sustentável.


Mas as intenções da estatal brasileira vão ainda mais longe. As microalgas são, além de competentes seqüestradoras de gás carbônico - responsável pelo aquecimento terrestre. Por isso, são capazes de despoluir águas salgadas, removendo esgoto e outros detritos e substâncias.


"Estamos de olho nas águas de produção de petróleo e do potencial das algas para limpar essas águas", explica o gerente de gestão tecnológica da Petrobrás Biocombustíveis, João Norberto Noschang Neto, em entrevista exclusiva ao Portal Brasil.


O novo núcleo de pesquisas de microalgas no Nordeste brasileiro está sendo montado para dar continuidade aos estudos realizados pela Petrobrás desde 2005. De lá para cá "o que a gente fez foi procurar cepas adequadas para a produção de óleo, biodiesel e etanol", explica Neto. Em um primeiro momento, pesquisadores da estatal entraram em contato com universidades que já tinham desenvolvido projetos com microalgas com outros objetivos como, por exemplo, a produção de alimentos para crustáceos.


A partir daí, o segundo passo foi selecionar cepas de microalgas que contassem com boa quantidade de óleo, e que esse óleo fosse adequado para a produção de biocombustíveis. "Chegamos a algumas cepas com grande potencial", informa o técnico.


Fonte: AquiAcontece

Deixe seu coment�rio

Site Seu blog ou p�gina pessoal


1. Os sites do Sistema Fiep incentivam a pr�tica do debate respons�vel. S�o abertos a todo tipo de opini�o. Mas n�o aceitam ofensas. Ser�o deletados coment�rios contendo insulto, difama��o ou manifesta��es de �dio e preconceito;
2. S�o um espa�o para troca de id�ias, e todo leitor deve se sentir � vontade para expressar a sua. N�o ser�o tolerados ataques pessoais, amea�as, exposi��o da privacidade alheia, persegui��es (cyber-bullying) e qualquer outro tipo de constrangimento;
3. Incentivamos o leitor a tomar responsabilidade pelo teor de seus coment�rios e pelo impacto por ele causado; informa��es equivocadas devem ser corrigidas, e mal entendidos, desfeitos;
4. Defendemos discuss�es transparentes, mas os sites do Sistema Fiep n�o se disp�em a servir de plataforma de propaganda ou proselitismo, de qualquer natureza. e
5. Dos leitores, n�o se cobra que concordem, mas que respeitem e admitam diverg�ncias, que acreditamos pr�prias de qualquer debate de id�ias.

 Aceito receber comunica��o da Fiep e seus parceiros por e-mail
 
Av. Comendador Franco, 1341 - Jardim Botânico - 80215-090
Fone: 41 3271 7900
Fax: 41 3271 7647
observatorios@fiepr.org.br
  • Twitter
  • Facebook
  • Youtube