Blog

Observatórios

Acompanhe nas redes sociais:
  • Twitter
  • Facebook
  • Youtube
Enquete

O que achou do novo blog?

Cadastre-se

e receba nosso informativo

Petrobras inicia hoje exploração comercial do pré-sal

Publicado em 28/10/2010

"   Com o início das operações do navio-plataforma Cidade de Angra dos Reis nesta quinta-feira (28), no Rio de Janeiro, a Petrobras começa oficialmente a exploração da camada p ..."

 

clique para ampliar clique para ampliar Navio-plataforma Cidade de Angra dos Reis vai produzir 100 mil barris ao dia, além da capacidade de processar até 5 milhões de metros cúbicos de gás

Com o início das operações do navio-plataforma Cidade de Angra dos Reis nesta quinta-feira (28), no Rio de Janeiro, a Petrobras começa oficialmente a exploração da camada pré-sal, em escala comercial, na Bacia de Santos.


A empresa estatal fará uma solenidade com as presenças do presidente Luiz Inácio Lula da Silva e do presidente da Petrobras, José Sergio Gabrielli, para marcar o evento.


O navio é do modelo FPSO, que significa, na sigla em inglês, unidade flutuante que produz, armazena e exporta óleo e gás. A embarcação está ancorada em local onde a profundidade da água é de 2.149 m e poderá produzir até 100 mil barris de óleo por dia. Além disso, o Cidade de Angra dos Reis tem capacidade para processar até 5 milhões de metros cúbicos de gás por dia.


A unidade marca ainda o início do sistema de produção definitivo de Tupi e vai ajudar a coletar informações técnicas para o desenvolvimento das grandes acumulações de petróleo descobertas nos últimos anos na região.


O campo de Tupi é operado pela Petrobras (65%) em parceria com as empresas BG Group (25%) e Galp Energia (10%).


O navio-plataforma Cidade de Angra dos Reis ficará próximo à embarcação Cidade de São Vicente, que está no campo Tupi, em testes, desde maio de 2009 e que já produziu quase 7 milhões de barris de petróleo.


Até agora, nove poços foram perfurados em águas ultraprofundas da Bacia de Santos. A nona perfuração para exploração, concluída na semana passada, confirma o alto potencial de óleo leve e gás natural da jazida, estimado pela empresa entre 5 e 8 bilhões de barris.


Esse poço comprovou, também, que o petróleo que está na megarreserva tem a espessura de cerca de 128 m - o que reduz incertezas das estimativas de volume do produto na área. Até o final de dezembro ainda serão perfurados dois novos poços.


Fonte: Notícias R7

Deixe seu coment�rio

Site Seu blog ou p�gina pessoal


1. Os sites do Sistema Fiep incentivam a pr�tica do debate respons�vel. S�o abertos a todo tipo de opini�o. Mas n�o aceitam ofensas. Ser�o deletados coment�rios contendo insulto, difama��o ou manifesta��es de �dio e preconceito;
2. S�o um espa�o para troca de id�ias, e todo leitor deve se sentir � vontade para expressar a sua. N�o ser�o tolerados ataques pessoais, amea�as, exposi��o da privacidade alheia, persegui��es (cyber-bullying) e qualquer outro tipo de constrangimento;
3. Incentivamos o leitor a tomar responsabilidade pelo teor de seus coment�rios e pelo impacto por ele causado; informa��es equivocadas devem ser corrigidas, e mal entendidos, desfeitos;
4. Defendemos discuss�es transparentes, mas os sites do Sistema Fiep n�o se disp�em a servir de plataforma de propaganda ou proselitismo, de qualquer natureza. e
5. Dos leitores, n�o se cobra que concordem, mas que respeitem e admitam diverg�ncias, que acreditamos pr�prias de qualquer debate de id�ias.

 Aceito receber comunica��o da Fiep e seus parceiros por e-mail
 
Av. Comendador Franco, 1341 - Jardim Botânico - 80215-090
Fone: 41 3271 7900
Fax: 41 3271 7647
observatorios@fiepr.org.br
  • Twitter
  • Facebook
  • Youtube