Blog

Observatórios

Acompanhe nas redes sociais:
  • Twitter
  • Facebook
  • Youtube

Biotecnologia, o que é, história e como influencia no seu dia a dia

Publicado em 10/05/2019

A Biotecnologia usa organismos vivos, ou seus derivados, para elaborar produtos com determinados fins. Seus estudos criam aplicações na Medicina, Agricultura, indústria alimentícia, além do meio ambiente.

Foi quando o ser humano aprendeu a manipular a molécula de DNA que a Biotecnologia deu um salto. Várias áreas científicas evoluíram significativamente, como a microbiologia, a bioquímica e a genética.

Veio também a Biologia Molecular, a Engenharia de Processos e a Nanotecnologia. As moléculas de DNA recombinante são a grande novidade da Biotecnologia na atualidade.

Contexto Histórico

O termo Biotecnologia pode até ser recente, só que sua aplicação prática vem desde a Antiguidade. É que há mais de 4000 anos já se sabia produzir o pão e o vinho, alimentos que usam a fermentação de microrganismos.

A diferença é que não se compreendia como os fatos se davam, já que eram processos que ocorriam às cegas. Tudo mudou quando algumas áreas da ciência se desenvolveram, posto que responderam a várias dúvidas.

O que é a Biotecnologia? Saiba como ela influencia no seu dia a dia
Louis Pasteur

Destaque para os experimentos microbiológicos de Louis Pasteur, já no final do século XIX. Ele conseguiu compreender em suas experiências como se dá a fermentação.

Na época vigorava a Teoria da Geração Espontânea, ou Abiogénese. Ela supunha a geração de seres vivos a partir de uma matéria não viva.

Pasteur mudou isso, sepultando a crença na geração espontânea, já que incentivou estudo dos microrganismos. Também começou aí o interesse pela teoria celular.
A grande descoberta da molécula de DNA

Em 1953, os cientistas James Watson e Francis Crick surpreenderam o mundo ao anunciarem a estrutura da molécula de DNA. Eles foram contemplados com o Prêmio Nobel de Física, visto que contribuíram para o avanço científico.

Mas foi somente em 1978 que os cientistas conseguiram isolar as enzimas de restrição. Esse foi o fundamento para a técnica do DNA recombinante. Posteriormente vieram Biologia Molecular, a Engenharia de Processos e a Nanotecnologia.

A Biotecnologia e a Medicina

Grande foi o avanço da Biotecnologia na Medicina, onde podemos citar a produção da insulina e das vacinas. Também deu um salto tecnológico a produção de medicamentos, o que aumentou a expectativa de vida humana.

Foi igualmente empregada na alteração da genética suína, com isso se obtendo órgãos para transplante em humanos. Beneficiado também foi o paciente com baixa imunologia, já que se passou a produzir anticorpos sintéticos em laboratório.

O que é a Biotecnologia? Saiba como ela influencia no seu dia a dia

Um dos maiores saltos tecnológicos, no uso da Biotecnologia, é a chamada Terapia Gênica ou Geneterapia. Ela consiste na colocação de certos genes em células e tecidos visando tratar doenças hereditárias.

A Terapia Gênica pode ser eficaz igualmente no tratamento de câncer, doenças neurológicas e cardiovasculares. Por fim, é salutar exaltar a pesquisa com células-tronco com a finalidade terapêutica.

A Biotecnologia na Agricultura e no Meio Ambiente

A aplicação da Biotecnologia é igualmente usada na produção de insumos, ou seja, agrotóxicos, fertilizantes e sementes. Mas há também a melhoria genética de plantas, além da criação dos alimentos transgênicos.

Já no Meio Ambiente citemos a Biorremediação, isto é, a descontaminação de solos, rios, plantas etc. Do mesmo modo há que se destacar a produção de biocombustíveis, pois são utilizados resíduos vegetais no processo.

Por fim, exalte-se a manipulação de microalgas para se produzir plástico biodegradável.

As vantagens e desvantagens da Biotecnologia

Diante do aumento populacional nas últimas décadas, fez-se necessário melhorar a produção de vários itens. Destaque para os alimentos, diversificando espécies vegetais mais resistentes a pragas, além de animais com mais carne.

Através da Biotecnologia se conseguiu, igualmente, tratar com mais eficácia doenças incuráveis como câncer e Aids. A vida das pessoas melhorou em muito com a evolução médica em hormônios, anticorpos e insulina.

Mas nem tudo são flores na utilização da Biotecnologia, já que há o impacto ambiental e consequências ainda desconhecidas. Preocupa os cientistas o crescimento exagerado no uso de agrotóxicos e de fertilizantes inorgânicos.

O que é a Biotecnologia? Saiba como ela influencia no seu dia a dia

Também em relação aos alimentos geneticamente modificados, ou transgênicos, pouco se sabe. São exemplos em que mas se aplica essa tecnologia: o trigo, a soja e o milho.

Embora tenham contribuído para o aumento na produção, obviamente que seu impacto futuro no organismo humano ainda é desconhecido. Para diferenciar esse tipo de alimento dos não modificados em laboratório, a lei exige que ele utilizem o ?T? para identificação.

Fonte: Conhecimento Científico

Av. Comendador Franco, 1341 - Jardim Botânico - 80215-090
Fone: 41 3271 7900
Fax: 41 3271 7647
observatorios@fiepr.org.br
  • Twitter
  • Facebook
  • Youtube