Blog

Observatórios

Acompanhe nas redes sociais:
  • Twitter
  • Facebook
  • Youtube

Acordo entre BRDE e Sistema Fiep amplia financiamento a empresas inovadoras

Publicado em 06/04/2018

O Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul (BRDE) e o Sistema Fiep (Federação das Indústrias do Estado do Paraná), por meio do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI Paraná), vão trabalhar juntos para ampliar o financiamento a empresas inovadoras. O acordo de cooperação técnica entre as instituições foi assinado na Agência Paraná do BRDE.

O acordo foi assinado pelo diretor-presidente do Banco, Orlando Pessuti, o diretor de Operações João Luiz Regiani, o presidente da FIEP, Edson Campagnolo, e o Diretor do Departamento Regional do SENAI Paraná, José Antonio Fares. Em parceria com os Institutos SENAI de Inovação, o BRDE fomentará projetos do setor, especialmente por meio da linha de financiamento Inovacred.

Com essa parceria e a estrutura física do SENAI, poderemos atender todos os municípios do Paraná, consolidando a marca do BRDE como maior repassador de linhas para inovação no país, e ampliando o acesso ao crédito de micro, pequenos e médios empreendedores, disse Pessuti. Representantes da Financiadora de Estudos Projetos (Finep), parceira do BRDE no repasse de recursos à inovação, acompanharam o evento.

Pessuti mostrou números do BRDE em relação a investimentos na indústria e em inovação. As contratações do Banco no setor industrial paranaense chegaram a R$ 1,1 bilhão nos últimos cinco anos. No setor de inovação, as operações no mesmo período somaram R$ 106 milhões.

Campagnolo disse que a parceria representa a força do empreendedorismo no Paraná. Ações como essa podem alcançar uma dimensão enorme, destacou, lembrando que o novo acordo reforça as ações conjuntas já desenvolvidas pela FIEP, SENAI, BRDE e Finep. Essa ação integrada permitiu o surgimento de novas empresas e o fortalecimento das já estabelecidas.

Nossa parceria sinaliza que buscamos políticas para o desenvolvimento social, econômico e tecnológico do Paraná e nos demais estados do Sul do país, disse o diretor João Regiani, que destacou a importância da Finep nos investimentos do BRDE em empresas e projetos inovadores. Agradecemos a confiança que a Finep vem depositando no Banco, acrescentou.

Esse é um momento essencial para o trabalho desenvolvido pelo SENAI, com foco na educação tecnológica e apoio às indústrias para que possam investir em inovação, afirmou o diretor regional da instituição, José Antonio Fares. O diretor informou que são nove institutos de inovação no Paraná, com alto grau de tecnologia, à disposição das indústrias. Agora vamos fomentar a vinda de empresas para os institutos.

É mais um instrumento de fomento à inovação em nosso Estado, afirmou a superintendente do BRDE no Paraná, Juliana Dallastra. Também acompanharam a assinatura do acordo os gerentes do BRDE Tiago Pesch, Lisiane Astarita e Sérgio Sato, o chefe do GADIR, Paulo Starke, e o superintendente da SUCEC,Thiago Tosatto, além de técnicos das três agências do Banco.

Pelo acordo, serão desenvolvidas ações conjuntas para viabilizar o apoio creditício a empresas inovadoras, por meio da avaliação do mérito tecnológico e de inovação de projetos apresentados e demais requisitos de enquadramento para as linhas de financiamento disponíveis.

O BRDE é atualmente o maior repassador do Brasil de linhas de inovação. A linha Inovacred financia empresas com projetos inovadores na área de produtos, processos, gestão e marketing, podendo financiar pesquisa, desenvolvimento e testes de conceito, simulações, adaptações de tecnologias, ensaios, certificações e outros. Pode ser acessada também para financiar a instalação de empresas dentro de parques tecnológicos.


DSCN5959
Fonte: BRDE
Av. Comendador Franco, 1341 - Jardim Botânico - 80215-090
Fone: 41 3271 7900
Fax: 41 3271 7647
observatorios@fiepr.org.br
  • Twitter
  • Facebook
  • Youtube