Blog

Observatórios

Acompanhe nas redes sociais:
  • Twitter
  • Facebook
  • Youtube

Programa da Uesb desenvolve estudo de embriões para melhoramento genético de caprinos

Publicado em 13/05/2019

Um programa de extensão da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB) desenvolveu um projeto de estudo de embriões para melhoramento genético de caprinos. O objetivo é promover o crescimento regional.

No campus de Vitória da Conquista, cabras estão sendo preparadas para gerar filhotes fecundados a partir de embriões de outras fêmeas e bodes de alta qualidade.

A técnica é chamada de transferência de embriões e já existe há um tempo. A novidade do projeto é que o processo tem apresentado um alcance maior.

Programa da Uesb desenvolve
            estudo de embriões para melhoramento genético de caprinos na Bahia ? Foto: Reprodução/TV Sudoeste
Programa da Uesb desenvolve estudo de embriões para melhoramento genético de caprinos na Bahia ? Foto: Reprodução/TV Sudoeste

O doutor em Ciências Veterinárias Jurandir Ferreira explica como funciona o processo de melhoramento genético.

?O avanço genético, na verdade, é transformar o animal que o produtor tem em um animal mais produtivo. E como a gente consegue essa mágica? A gente faz isso através da geração. Aquele animal que já existe, a gente não consegue modificar, mas a gente consegue modificar suas crias, seus descendentes", disse Jurandir.

Ele pontua que esse melhoramento é feito em outras duas vertentes: disponibilizando reprodutores, promovendo o melhoramento das espécies através da inseminação artificial e com a transferência de embriões, que é o processo usado no programa.

Programa da Uesb desenvolve
            estudo de embriões para melhoramento genético de caprinos na Bahia ? Foto: Reprodução/TV Sudoeste
Programa da Uesb desenvolve estudo de embriões para melhoramento genético de caprinos na Bahia ? Foto: Reprodução/TV Sudoeste

"A transferência de embrião consiste em utilizar reprodutores de elite e fêmeas de alta qualidade. Aí a gente produz embriões, pegamos esses embriões já prontos e fazemos o que a gente chama de inovulação, e faz a deposição dentro do útero daquelas cabras comuns da caatinga?, contou.

Para o projeto piloto da transferência de embriões, a equipe da Uesb está usando 14 cabras nativas da caatinga. Elas são da fazenda de Emerson Meira, criador que mora no município de Mirante, que fica a 135 km de Vitória da Conquista.

"A gente se propôs a colaborar junto com a comunidade, doando essas matrizes [cabras]. Estamos muito empolgados para o resultado final dar certo, porque é uma grande solução de melhorar o rebanho e a agricultura familiar do nosso município", disse ele.

Fonte: G1

Av. Comendador Franco, 1341 - Jardim Botânico - 80215-090
Fone: 41 3271 7900
Fax: 41 3271 7647
observatorios@fiepr.org.br
  • Twitter
  • Facebook
  • Youtube