Blog

Observatórios

Acompanhe nas redes sociais:
  • Twitter
  • Facebook
  • Youtube

Fundação Araucária confirma novos editais para fomentar startups

Publicado em 06/03/2019

O presidente da Fundação Araucária, Ramiro Wahrhaftig, confirmou, durante visita à Incubadora de Bases Tecnológica (INTUEL), no Campus Universitário, a publicação de editais de fomento a startups ainda este ano, dentro da política de atendimento a empreendimentos verticais, que compreende as tecnologias digitais e ligadas ao desenvolvimento sustentável. Wahrhaftig esteve na UEL e participou de reunião com empreendedores de startups, professores, empresários, parceiros e consultores do Sebrae.

"Pretendemos conhecer as experiências da região com vistas a novos arranjos de informação para atender a sociedade em rede", definiu o presidente. Ele explicou que a visita atendeu solicitação do ex-deputado federal, Alex Canziani. Também participaram do encontro empreendedores incubados na Intuel, além de representantes de aceleradoras de outras instituições de ensino de Londrina, que integram o Ecossistema de Inovação da área de startups da região. A estrutura concentra aproximadamente 35% do total de startups existentes em todo o estado, uma referência no cenário nacional.

Segundo Ramiro Wahrhaftig, o governo estadual deverá priorizar investimentos na chamada Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC). Ele explicou que os editais de fomento da Fundação consideram as grandes áreas de alimentos e energia, dentro do desenvolvimento horizontal. A tecnologia digital, juntamente com o desenvolvimento sustentável, constituem, segundo informou, setores atendidos dentro da estratégia vertical.

No final do ano passado a Fundação Araucária lançou três chamadas públicas destinadas a projetos de inovação e outras áreas com foco na inovação, tecnologia e pesquisa. Um dos editais apoiou exatamente empresas em processo de desenvolvimento de tecnologia. Foram contempladas pelo menos 100 startups, com recursos de até 40 mil reais como subvenção econômica, e 30 mil reais (Sebraetec) para suporte e capacitação.

A reunião foi realizada na Intuel pelo histórico de sucesso de startups, além da importância do trabalho desenvolvido pela Agência de Inovação Tecnológica (AINTEC), que abriga a Incubadora. Atualmente, a Incubadora mantém 15 startups, sendo 11 residentes e quatro não residentes.

"Para quem busca desenvolver um projeto de inovação, em forma de startup, o cenário é de oportunidade. A Intuel oferece um modelo de negócios na área de gestão, este é o nosso grande diferencial", afirma o diretor da AINTEC, Edson Miura. Entre os cases de sucesso estão três startups que conseguiram alavancar o mercado internacional, como a Yuse, Deliveria e Arquivos.

Fonte: Fundação Araucária.

Av. Comendador Franco, 1341 - Jardim Botânico - 80215-090
Fone: 41 3271 7900
Fax: 41 3271 7647
observatorios@fiepr.org.br
  • Twitter
  • Facebook
  • Youtube