Blog

Observatórios

Acompanhe nas redes sociais:
  • Twitter
  • Facebook
  • Youtube

Mitos e verdades sobre o cruzamento de raças

Publicado em 31/01/2019

Há sempre muita discussão e debate no negócio do gado sobre o cruzamento. Dois pesquisadores da Universidade Estadual do Kansas se uniram para responder a algumas das perguntas mais comuns que os produtores de carne bovina perguntam sobre o cruzamento e abordar se as questões são mitos ou verdades.

Aqui estão algumas perguntas comuns sobre o cruzamento.

Existem benefícios do cruzamento? Verdade.

"Os benefícios do cruzamento são a heterose e a complementaridade entre as raças", disse Bob Weaber, especialista em gado de corte da Extension. Historicamente, a heterose ou o vigor híbrido tem sido o resultado positivo do cruzamento por causa da superioridade de um animal mestiço em comparação com a média de seus progenitores de raça pura. Um aumento no peso à desmama, por exemplo.

Recentemente, a discussão sobre o cruzamento incluiu referência à complementaridade da raça, que é o resultado de pegar duas raças diferentes e emparelhá-las para complementar as principais características de cada raça.

"O foco é complementar os pontos fortes e fracos de cada uma", disse Megan Rolf, professora assistente de genética da K-State. Dois animais são cruzados para construir as forças dos animais individuais.

O cruzamento resulta em um grande aumento no peso ao nascimento de bezerros? Mito.

Uma grande coleção de dados do Meat Animal Research Center (MARC), em uma variedade das principais raças bovinas dos Estados Unidos e seus cruzamentos (mais de 25.000 cruzamentos/bezerros no banco de dados), reestimou os efeitos da heterose sobre peso ao nascer, peso à desmama e peso ao ano, incluindo britânicos x britânicos; Continental x britânico; e Continental x Continental, explica Weaber. "O aumento médio no peso ao nascer devido à heterose foi de 0,45-0,67 quilos", diz ele, "não um grande aumento, como muitas vezes se acredita."

Quanto mais geneticamente distantes as duas raças parentais, maior a quantidade de heterose? Verdade.

"Quanto mais divergentes ou diferentes as raças parentais, mais heterose um produtor de carne bovina verá do acasalamento", disse Rolf. A heterose é derivada de combinações de diferentes alelos (comumente referidos como formas de um gene), de raças-mãe, o que aumenta a heterozigosidade em muitos lugares no genoma e ajuda os indivíduos a se recuperarem da depressão por endogamia.

"Por exemplo, cruzamentos de raças britânicas como Hereford e Angus criam um efeito ligeiramente menos heterótico do que cruzamentos de raças britânicas e continentais. Cruzar as raças Bos taurus com as raças Bos indicus cria substancialmente mais heterose do que apenas cruzamentos de raças Bos taurus", observa.

Em geral, as raças britânicas são mais estreitamente relacionadas entre si do que com as raças continentais europeias. Essas raças são divergentes umas das outras há 100-200 anos. Dados recentes sugerem que bovinos Bos taurus divergiram de Bos indicus de 80.000 a 100.000 anos atrás, tornando esses dois grupos geneticamente distantes.

A heterose só existe na primeira geração de cruzamento? Mito.

"O cruzamento de dois animais de raça pura [de diferentes raças] em um primeiro cruzamento resultará em heterose. No entanto, o cruzamento de um F1 e dois cruzamentos de F1 (o gado F1 é a prole do cruzamento inicial) com a mesma composição de raça ainda resultará em 50% de heterose no acasalamento", disse Rolf.

"Na verdade, o cruzamtno de dois animais cruzados resulta na retenção de algumas heteroses, no entanto, a quantidade de heterose retida será diferente em diferentes sistemas de cruzamento, dependendo do sistema e do número de raças envolvidas."

Um cruzamento de linhas não relacionadas dentro de uma raça (por exemplo, uma linha materna com uma linha terminal) resultará em heterose? Mito.

"A heterose não está disponível a partir de cruzamentos dentro da raça, mas apenas disponível por cruzar animais de duas ou mais raças", disse Weaber. Por exemplo, um Hereford x Hereford não fornecerá heterose, no entanto, a pesquisa indica que a maioria das heteroses ocorrerá ao cruzar um animal britânico com um animal continental ou um animal Bos indicus.

Características carcaça se beneficiam mais do cruzamento do que características de reprodução? Mito.

Pesquisa em carne bovina demonstra que o nível de herdabilidade e heterose estão inversamente relacionados. Como resultado, esses traços que são altamente hereditários tendem a ser o oposto quando se trata de benefícios de heterose.

"Enquanto o desempenho da carcaça pode se beneficiar do cruzamento, mais benefício vem do foco na complementaridade da raça do que a heterose. As características reprodutivas, que são muito importantes para os produtores de bezerras, são pouco hereditárias e, portanto, obtêm um grande benefício da heterose", diz Rolf.

Mas há mais no cruzamento do que apenas heterose, Rolf lembra aos pecuaristas. Isto é devido aos benefícios que vêm da complementaridade da raça, onde o foco está nas forças centrais de cada raça e permite que estas forças principais se complementem entre as duas raças utilizadas no cruzamento. O objetivo final é otimizar os níveis de desempenho.

"Os produtores podem melhorar o resultado do cruzamento aproveitando os traços economicamente importantes como reprodução/fertilidade que se beneficiam enormemente da heterose, mas são pouco hereditários e então utilizam a complementaridade de raça e EPDs para obter um benefício das características mais altamente hereditárias", conclui Weaber.

Fonte: BEEF Magazine, traduzida e adaptada pela Equipe BeefPoint.

Av. Comendador Franco, 1341 - Jardim Botânico - 80215-090
Fone: 41 3271 7900
Fax: 41 3271 7647
observatorios@fiepr.org.br
  • Twitter
  • Facebook
  • Youtube