Blog

Observatórios

Acompanhe nas redes sociais:
  • Twitter
  • Facebook
  • Youtube

Canadá vê múltiplos caminhos para carne sustentável

Publicado em 04/07/2018

Tecnologia, auditorias de terceiros, múltiplos participantes e incentivo financeiro estão todos desempenhando um papel no desenvolvimento de uma indústria de carne bovina sustentável no Canadá.

Conversamos com Deborah Wilson, vice-presidente sênior da BIXSco na ONE, Alltech?s Idea?s Conference em maio para ouvir mais sobre seus esforços e o trabalho contínuo envolvido na definição, promoção e suporte de sustentabilidade para os membros da indústria de produção de carne bovina no Canadá.

A Beef InfoXchange System (BIXS) está no processo de reunir os membros da indústria para estabelecer um sistema de rastreamento em toda a indústria, a empresa disse.

O objetivo do projeto é desenvolver um sistema que reúna informações de produção animal e forneça informações necessárias sem identificar indivíduos para diferentes membros da cadeia de fornecimento como forma de criar confiança e responder às perguntas feitas pelos consumidores.

O sistema de rastreamento que o BIXS está criando pode incorporar vários protocolos diferentes, dependendo de fatores que são de interesse, disse Wilson. O sistema poderia ser usado para fornecer uma maneira de seguir as alegações nutricionais específicas em relação à dieta animal ou o uso de produtos específicos se houvesse um interesse.

?Podemos fazer interface com outros softwares, então, se houver um programa de nutrição que você esteja usando ? como o de minerais da Alltech, digamos -, trabalharíamos com a Alltech e construiríamos o manejo dos animais, para que você pudesse marcar uma caixa que os animais estão recebendo [um determinado] plano de manejo?, disse ela. ?Ou se você é uma operação somente a pasto, podemos verificar isso.?

Sustentabilidade e transparência são temas que não vão desaparecer, disse Wilson. ?Precisamos começar a fazer as coisas de maneira diferente?, disse ela.

?No final das contas, nos tornamos economicamente viáveis, socialmente e ambientalmente responsáveis ? essas são três coisas com as quais os consumidores podem concordar?, acrescentou.

Piloto de aceleração

Produtores canadenses de carne bovina estão participando do Canadian Beef Sustainability Acceleration Pilot, que foi lançado pela Cargill em parceria com a BIXS e a Verified Beef Production Plus (VBP +).

?Nós só iríamos executar por um ano, mas agora expandimos para dois anos?, disse Wilson.

Foi lançado para testar e validar os sistemas de auditoria e rastreabilidade necessários para atender aos requisitos do Certified Sustainable Beef Framework estabelecido pela Canadian Roundtable for Sustainable Beef (CRSB). Essa estrutura, a primeira desse tipo no mundo, é um programa voluntário que permite que pecuaristas e processadores de carne demonstrem a sustentabilidade de suas operações e, ao mesmo tempo, apoiem a indústria de varejo e de alimentos em seus esforços de abastecimento sustentável de carne bovina.

Um incentivo financeiro foi incluído para aumentar a participação e como forma de ajudar os produtores de apoio, operadoras de cria, confinamento e outros envolvidos ao pagar pelas auditorias e quaisquer possíveis mudanças que eles tenham que fazer, disse Wilson.

Para as contribuições feitas durante o primeiro trimestre do piloto, os pecuaristas participantes foram recompensados com US $ 10 por cabeça por gado qualificado que poderia ser rastreado por meio de operações sustentáveis auditadas, do campo ao prato.

A BIXS gerencia a cadeia de custódia e os dados envolvidos no programa de rastreamento, além de distribuir o dinheiro de volta aos produtores, disse Wilson.

Os animais criados por um produtor registrado são rastreados através do sistema como provenientes de uma instalação sustentável e qualquer informação inserida no banco de dados do programa sobre como a vaca foi manejada, como a dieta alimentada, também se movimenta com o animal.

?O confinamento não pode ver quem era o dono do animal anteriormente, mas pode ver quais informações foram inseridas ? data de nascimento, raça, sexo, peso à desmama, ganho médio diário, protocolos de vacinação, tratamentos com antibióticos, se foi descornado ou castrado ? isso está no sistema ?, disse ela.

A VBP +, supervisionada pelo Conselho de Pesquisas de Pecuária de Corte e operada com a assistência de organizações provinciais de gado, está auditando produtores de gado para a sustentabilidade durante este piloto.

A iniciativa conseguiu, até agora, certificar com sucesso mais de 250 mil quilos de carne bovina de acordo com os padrões CRSB Framework e as diretrizes da cadeia de fornecimento. A carne bovina sustentável certificada veio de mais de 70 produtores de gado, com muitos contribuindo com vários animais qualificados.

Fonte: FeedNavigator.com, traduzida e adaptada pela Equipe BeefPoint.

Av. Comendador Franco, 1341 - Jardim Botânico - 80215-090
Fone: 41 3271 7900
Fax: 41 3271 7647
observatorios@fiepr.org.br
  • Twitter
  • Facebook
  • Youtube