Blog

Observatórios

Acompanhe nas redes sociais:
  • Twitter
  • Facebook
  • Youtube

Seminário sobre silagem leva pecuaristas a Ribeirão Preto

Publicado em 04/07/2018

Foi concorrido o 6º Seminário de Silagem de Alta Qualidade, realizado em Ribeirão Preto. A conclusão foi: Ao optar por uma dieta de alto valor nutritivo para os bovinos, o pecuarista, seja o de corte ou o de leite, certamente terá melhor rendimento e menor custo de produção, segundo especialistas lá presentes. O seminário foi organizado pela Sementes Biomatrix, empresa do Grupo Agroceres.

Segundo Antonio Ricardo Sechis, proprietário do recanto Vó Cidinha, de São Paulo, produtor-criador e idealizador do conceito da marca Beef Passion de carne de gourmet, a opção por uma dieta com base em silagem de alta qualidade faz parte de um processo evolutivo no trato do animal. ?A silagem acrescentou benefícios à forma como lidamos com os nossos animais, pois acreditamos que o grande diferencial no resultado final, além do cuidado, é uma boa nutrição e genética. Quanto melhor a qualidade nutricional, melhor o perfil da composição de ácidos graxos do animal?, afirma. Sechis planta 140 hectares de híbridos de milho para a nutrição de 2 mil animais meio-sangue nelore com angus australiano e também angus com wagyu, esse originário do Japão. O pecuarista obtém, por ano, 4 mil toneladas de silagem para a alimentação do rebanho.

Já Roberto Hugo Jank Júnior, engenheiro agrônomo e diretor-presidente da Agrindus S. A., abordou estratégias de controles para um rebanho de produção intensiva de leite. Segundo ele, a silagem é a forrageira principal e compõe, em media, 60% da matéria seca ingerida por todas as categorias. ?Se a silagem não estiver boa, os prejuízos são relevantes?, afirma Jank Júnior. Na Agrindus, são produzidos 60 mil litros por dia com 1.700 vacas em lactação. O pecuarista explicou que a conversão alimentar de uma boa dieta é fator fundamental na produção de leite. ?Uma nutrição deficiente não atinge o padrão esperado de conversão alimentar, medido em litros de leite por quilograma de matéria seca ingerida?, esclarece.

Leite (Foto:  )

Na composição do custo total de produção da Agrindus, 50% são referentes à nutrição ddas vacas, sendo que, destes, 25% são o custo da forragem produzida na fazenda. Para fazer a ensilagem, são plantados 600 hectares de híbridos de milho, armazenados por um ano. Desse total, 50% da área são materiais da sementes biomatrix.


?A silagem de milho e a de sorgo são alternativas para alimentação dos animais, sobretudo, no período seco do ano, quando a disponibilidade de forragem de boa qualidade é escassa. Isso pode levar à redução do desempenho animal na produção de leite ou de carne. Nos sistemas intensivos de produção, torna-se quase obrigatório o seu uso, devido à necessidade de fornecer continuamente aos animais um volumoso de alto valor energético.?, diz Jank.

Fonte: Agrolink / Globo Rural

Av. Comendador Franco, 1341 - Jardim Botânico - 80215-090
Fone: 41 3271 7900
Fax: 41 3271 7647
observatorios@fiepr.org.br
  • Twitter
  • Facebook
  • Youtube