Blog

Observatórios

Acompanhe nas redes sociais:
  • Twitter
  • Facebook
  • Youtube

Novas estratégias para combater doenças de produção

Publicado em 25/06/2018

A intensificação da agricultura aumenta o risco e a suscetibilidade das aves a contrair doenças de produção, tornando as práticas de criação de animais menos eficientes e resultando em perdas financeiras.

Estima-se que essas doenças reduzam a eficiência dos sistemas avícolas entre 10% e 15% e a evolução das doenças relacionadas à produção está desafiando as opções existentes para preveni-las e controlá-las.

O Professor Ilias Kyriazakis, coordenador do projecto PROHEALTH (Sustainable intensive pig e poultry production), acredita que são necessárias novas ferramentas e soluções inovadoras.

Estratégias de controle

O projeto PROHEALTH está tentando desenvolver estratégias eficazes de controle para reduzir o impacto negativo nas condições de saúde e bem-estar animal. Agora em seu quinto e último ano, o projeto fez uma série de descobertas importantes, incluindo a determinação do escore de biossegurança e fatores de risco para doenças de produção em fazendas de suínos, frangos e perus em toda a União Europeia.

Os parceiros do projeto identificaram os fatores genéticos e ambientais envolvidos na sobrevivência neonatal que exercem influências de longo prazo na saúde de suínos e aves.

Eles identificaram as doenças de produção mais comuns na produção de matrizes de corte e descobriram que as infecções por Escherichia coli foram a forma mais comum de mortalidade. As sapatilhas foram apresentadas como possíveis portas de entrada para bactérias Gram positivas, resultando em aumento da mortalidade e problemas de saúde.

Utilizando sensores inovadores de monitoramento ambiental, os pesquisadores quantificaram a contribuição do ambiente agrícola para a expressão de doenças respiratórias em porcos, desenvolvendo novos painéis de biomarcadores genéticos que poderiam diagnosticar doenças de produção em suínos e aves.

Resultados da pesquisa

O projeto, que é baseado na Universidade de Newcastle, no Reino Unido, e envolve 22 parceiros, também publicou recentemente resultados de uma pesquisa pública europeia sobre sistemas intensivos de produção animal e doenças de produção.

Eles realizaram uma pesquisa em cinco países europeus (Finlândia, Alemanha, Polônia, Espanha e Reino Unido) e descobriram:

O público tem pouco conhecimento de práticas agrícolas modernas, com a maioria dos entrevistados inseguros ou discordantes de que adquiriram alimentos de sistemas intensivos de produção animal.

A maioria das preocupações levantadas era sobre se os padrões de bem-estar estavam sendo alcançados em sistemas intensivos, se o uso de antibióticos levando à resistência, resíduos de antibióticos e segurança alimentar e, em particular, o uso profilático de antibióticos, embora isso seja proibido dentro da UE.

As intervenções mais preferidas para melhorar o bem-estar envolveram mudanças no projeto de moradias, maior higiene, redução da densidade de estocagem e fornecimento de materiais de enriquecimento ao invés de uso de medicamentos, vacinação, seleção genética e suplementos alimentares. Não fazer nada estava constantemente no final da lista.

A PROHEALTH está atualmente reunindo os resultados de seu trabalho de cinco anos e elaborando recomendações sobre as formas mais viáveis - de controlar doenças de produção que agreguem valor, sejam socialmente aceitáveis - e tenham um verdadeiro impacto na saúde animal.

"Os resultados ajudarão as partes interessadas a fazer escolhas fundamentadas sobre a melhor forma de controlar as doenças de produção", disse o Prof. Kyriazakis.

"Em última análise, o PROHEALTH permitirá a produção de produtos de melhor qualidade, de maneira que o bem-estar seja benéfico, ao mesmo tempo em que melhora a competitividade e a sustentabilidade da criação moderna de suínos e aves na Europa", acrescentou.

Av. Comendador Franco, 1341 - Jardim Botânico - 80215-090
Fone: 41 3271 7900
Fax: 41 3271 7647
observatorios@fiepr.org.br
  • Twitter
  • Facebook
  • Youtube