Blog

Observatórios

Acompanhe nas redes sociais:
  • Twitter
  • Facebook
  • Youtube

Laboratório público para melhorar a genética de animais e a qualidade do leite

Publicado em 25/06/2018

Chapecó inaugurou o primeiro laboratório público que pode melhorar a qualidade genética dos animais e também a produção de leite no estado de Santa Catarina. As pesquisas vão ajudar também a agilizar a identificação de possíveis doenças no gado. Santa Catarina é o quarto maior produtor de leite do país, com mais de três bilhões de litros produzidos em um ano.

Em 2017, a produção cresceu 8%. Mais de 45 mil famílias estão ligadas ao setor. A região Oeste é responsável por 75% da produção leiteira catarinense, com potencial para aumentar muito esse número. Mas é necessário melhorar alguns setores.

Segundo Ivan Baldissera, gerente de pesquisas Epagri Chapecó o laboratório de biotecnologia em sanidade animal deve atender em toda a região Oeste, mais de 100 municípios.

"Em médio prazo é oferecer prestação de serviço para os produtores da região, tanto de leite quanto de carne, para acompanhamento da qualidade da sanidade dos animais", disse Baldissera.

Vai dar para investigar e prevenir a mastite, por exemplo. Uma inflamação na glândula mamária da vaca que hoje obriga produtores a descartarem até 15% da produção, diz a Epagri.

O laboratório teve investimento de R$ 200 mil e deve aproveitar a estrutura que já existe na unidade.

Fonte: G1

Av. Comendador Franco, 1341 - Jardim Botânico - 80215-090
Fone: 41 3271 7900
Fax: 41 3271 7647
observatorios@fiepr.org.br
  • Twitter
  • Facebook
  • Youtube