Blog

Observatórios

Acompanhe nas redes sociais:
  • Twitter
  • Facebook
  • Youtube

Interação nutrição e sistema imune em frangos e aditivos promotores de crescimento

Publicado em 06/06/2018

A produção de frangos é responsável por fornecer proteína animal de qualidade a um preço acessível a grande parte da população. É importante destacar que a economia brasileira possui um elevado caráter agropecuário e a avicultura é um dos seus maiores destaques, pois somos um dos maiores produtores e o maior exportador de carne de frango do mundo.

É uma questão de economia nacional assegurar a qualidade dos produtos avícolas. Assim, é primordial que o manejo correto, as boas práticas de higiene e as instalações adequadas minimizem a exposição dos animais de produção aos patógenos. No entanto, o melhoramento genético e o adensamento na criação dificultam o controle de patógenos.

O processo de seleção genética foi direcionado principalmente para os sistemas digestivo, circulatório e respiratório, sendo que para o desenvolvimento dos órgãos e dos tecidos relacionados à resposta imune a partição de nutrientes foi prejudicada (SIEGEL; GROSS, 1980), o que pode ser evidenciado pela maior susceptibilidade de pintinhos a distúrbios entéricos se comparado há 30 anos (SANTOS JR; FERKET, 2007).

Além disso, os desafios infecciosos são uma forma comum de estresse vivido pelos animais de produção em sistemas de criação intensiva, podendo ou não resultar em doenças clínicas dependendo da patogenicidade do micro-organismo invasor e da imunocompetência do animal. Como exemplo, a coccidiose é a enfermidade que mais acomete a avicultura industrial mundial. O controle da doença é feito com vacinas ou, mais frequentemente, com quimioterápicos preventivos. No entanto, a eficiência desses métodos de controle é limitada devido ao desenvolvimento de resistência aos quimioterápicos, pela grande variabilidade de cepas de Eimeria existentes, e pelos custos de desenvolvimento de novos fármacos. Além disso, quimioterápicos podem resultar em possíveis resíduos na carne, o que vem sendo cada vez mais indesejável por mercados consumidores exigentes e pode vir a ser uma barreira comercial para o produto de exportação.

Neste contexto, pesquisas devem ser realizadas com o intuito de esclarecer a interação entre o sistema imune e os outros sistemas fisiológicos, o que acrescenta informações sobre a influência da ativação do sistema imune no desempenho produtivo dos animais.


Fonte: Avicultura Industrial
Av. Comendador Franco, 1341 - Jardim Botânico - 80215-090
Fone: 41 3271 7900
Fax: 41 3271 7647
observatorios@fiepr.org.br
  • Twitter
  • Facebook
  • Youtube