Blog

Observatórios

Acompanhe nas redes sociais:
  • Twitter
  • Facebook
  • Youtube

Tecnologia para a indústria de embalagens de carnes

Publicado em 08/05/2018

Um dos grandes desafios da indústria alimentícia, principalmente no que diz respeito aos produtos in natura, é a manutenção da qualidade dos alimentos por dias ou até semanas após terem sido embalados.  Visando aumentar o tempo de vida de carnes de origem bovina, de aves, suína e mesmo peixes, empresas vêm desenvolvendo inovações tecnológicas que muitas vezes passam despercebidas ao consumidor final. Essas novidades estão entre os destaques da ANUTEC BRAZIL, Feira Internacional de Fornecedores para as Indústrias de Carnes e Proteína Animal, que acontecerá de 07 a 09 de agosto, no Expotrade Convention Center, em Curitiba (PR) e reúne os principais players mundiais do setor.

Uma das soluções apresentadas são as embalagens com atmosfera modificada (ATM), tecnologia quer retira a maior parte do oxigênio residual presente nas embalagens, introduzindo uma mistura de gases, normalmente nitrogênio e dióxido de carbono, para preservar o produto. A carne moída costuma resistir por até três dias nas gôndolas dos supermercados ou nos refrigeradores domésticos quando armazenados em uma bandeja de isopor convencional. Já em nossas bandejas com ATM, passa para 20 dias de shelf life, sintetiza Gilmar Fernandes, da HP Embalagens, empresa que marcará presença no evento.

Além disso, a indústria já começou a se mexer também para atender às demandas por produtos ecologicamente conscientes. Hoje, a sustentabilidade é de grande preocupação entre boa parte dos consumidores e as companhias estão se desdobrando para atendê-los.

Uma exemplo é a Kuraray, também presente na ANUTEC. A empresa desenvolveu a tecnologia Plantic, um plástico fabricado a partir do amido de milho que usa até 85% de materiais renováveis em sua composição. Funcionando como uma espécie de filme para embalar produtos ou realizar o fechamento de embalagens, é 100% biodegradável e mantém odores e oxigênio fora dos alimentos, preservando frescor e aroma dos mesmos.

Os tempos mudaram e o mercado precisa abrir os olhos para isso. A ANUTEC BRAZIL cumpre exatamente esse objetivo de atualizar o mercado com as tecnologias de ponta, tanto com a parte de exposição, onde os principais fornecedores mundiais do setor estarão presentes, como também por meio do congresso organizado em parceria com o ITAL, Instituto de Tecnologia de Alimentos, no qual vamos abordar as novas tecnologias e o futuro do setor de carne, diz Cassiano Facchinetti, diretor geral da Koelnmesse Brasil.

Além do setor de embalagens, a feira contempla os setores de processamento, refrigeração, segurança alimentar, logística, ingredientes e serviços. Algumas grandes indústrias mundiais que confirmaram presença no evento são: Ulma Packaging, Linco, SunnyVale, Bettcher, Tecmaes, Multivac, Poly-Clip, New Max, Jarvis, entre outras. A feira contempla representantes de toda a área de proteína animal, mostrando como do abate à mesa do consumidor há toda uma cadeia de empresas responsável por zelar pela qualidade do produto final, afirma.

O local de realização da ANUTEC BRAZIL, o Expotrade Convention Center, é considerado o maior centro de exposições e convenções da Região Sul do Brasil, com 34.000 m² de área construída e uma localização estratégica: apenas 17 km do Aeroporto Internacional Afonso Pena, 10 km do centro de Curitiba e 2 km do Terminal de Ônibus de Pinhais. O espaço conta ainda com 3 mil vagas de estacionamento, além de toda a infraestrutura de ar condicionado e telefonia requisitada por um evento dessa magnitude.

As demais informações e o credenciamento para visitar a feira estão disponíveis no site www.anutecbrazil.com.br

Website: http://www.anutecbrazil.com.br

Av. Comendador Franco, 1341 - Jardim Botânico - 80215-090
Fone: 41 3271 7900
Fax: 41 3271 7647
observatorios@fiepr.org.br
  • Twitter
  • Facebook
  • Youtube