Blog

Observatórios

Acompanhe nas redes sociais:
  • Twitter
  • Facebook
  • Youtube

Marcadores genéticos: pesquisa identifica bovinos Hereford e Braford resistentes ao carrapato

Publicado em 01/11/2017

Desenvolver ferramentas com base na informação de marcadores genéticos, pedigree e fenótipos para selecionar animais mais resistentes ao carrapato, à tristeza parasitária, à ceratoconjuntivite (inflamação simultânea da córnea e da conjuntiva) e ao carcinoma ocular, mas também adaptados ao calor e altamente produtivos em ambientes tropicais e subtropicais. Estes foram os objetivos do projeto da Embrapa Pecuária Sul, em parceria com a central Delta G.

A iniciativa contou com o apoio da Associação Brasileira de Hereford e Braford e permite a identificar população de animais resistentes ao carrapato, através do estudo do genoma dos bovinos dessas raças.

“O projeto atendeu à demanda dos criadores que participam da Conexão Delta G, grupo que seleciona Hereford e Braford, através de um programa conjunto de melhoramento genético”, explica o chefe de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação da Embrapa Pecuária Sul Fernando Flores Cardoso.

De acordo com o pesquisador, o trabalho aliou o máximo potencial genético dos animais para desempenho, carcaça e qualidade de carne com características de adaptação ao meio ambiente de uma maneira sustentável.

“O projeto, que já se tornou referência mundial, desenvolveu uma nova tecnologia para a seleção de animais com maior resistência ao carrapato e a outras características de adaptação, por meio de marcadores genéticos”, diz.

Leia a reportagem na íntegra aqui.

Informações: SNA

Av. Comendador Franco, 1341 - Jardim Botânico - 80215-090
Fone: 41 3271 7900
Fax: 41 3271 7647
observatorios@fiepr.org.br
  • Twitter
  • Facebook
  • Youtube