Blog

Observatórios

Acompanhe nas redes sociais:
  • Twitter
  • Facebook
  • Youtube

54ª. Reunião da SBZ (Sociedade Brasileira de Zootecnia)

Publicado em 10/08/2017

Saiba um pouco mais sobre o evento que ocorreu no final de julho em Foz do Iguaçu.

A Sociedade Brasileira de Zootecnia (SBZ) é uma associação científica sem fins lucrativos fundada em 26 de Julho de 1951. Fazem parte de seu quadro social renomados professores e pesquisadores do Brasil na área de Ciência Animal em suas diversas especialidades, além de estudantes de pós-graduação e graduação, e profissionais da iniciativa privada. A SBZ é mantenedora da Revista Brasileira de Zootecnia, editada desde 1973. A SBZ participa de Câmaras Temáticas Ministeriais e da SBPC.

Além disse, a SBZ organizar as anuais. Em julho foi realizada em Foz do Iguaçu a 54ª. Reunião da SBZ, proporcionando um ambiente de discussão, troca de experiências e confraternização entre pesquisadores, professores, estudantes e profissionais. A iniciativa privada e órgãos de imprensa também estiveram presentes na Reunião, enriquecendo o networking e as oportunidades.

Confira os anais da 54ª. Reunião da SBZ aqui.

Confira as premiações concedidas na 54ª. Reunião da SBZ aqui.

Articulação das Rotas Estratégicas para a Indústria Paranaense

A indústria animal paranaense vislumbra a genética e melhoramento animal como setores de desenvolvimento que podem ser potencializados pela biotecnologia, contribuindo para melhoria dos índices de produtividade das criações, de lucratividade para o produtor rural e de qualidade do produto final para o consumidor. 

O projeto de Articulação das Rotas Estratégicas para o setor de Biotecnologia Aplicada à Indústria Animal teve início no ano de 2011. Esse projeto deriva do estudo “Rotas Estratégicas para o Futuro da Indústria Paranaense”, que na prática elaborou um roadmapping para cada um dos 13 setores industriais elencados como estratégicos no estudo intitulado “Setores Portadores de Futuro para o Estado do Paraná”.

Participam dos grupos de trabalho do respectivo projeto profissionais de academia, da

indústria, do governo e do terceiro setor, que se aproximaram em prol da concretização das ações propostas dentro das visões de futuro do Roadmapping de Biotecnologia Aplicada à Indústria Animal. Para cada uma dessas visões de futuro traçadas foi criado um grupo de trabalho que se reúne periodicamente desde então.

A visão da indústria do Paraná como referência em genética e melhoramento animal coloca em relevo a capacidade de identificar e mobilizar todas as competências biotecnológicas necessárias para garantir o alcance desta visão.Assim, a partir das de reuniões e projetos do grupo de trabalho “Formação de Banco de Dados de Animais com Potencial para o Melhoramento Genético" discute-se ferramentas para construir um Projeto Estratégico de Melhoramento Genético das espécies ovina, caprina, bovina e de peixes para o estado do Paraná.  Participam deste grupo de trabalho instituições como Iapar, Associação Paranaense de Criadores de Bovinos da Raça Holandesa (APCBRH), UFPR, Deoxi Biotecnologia, BRF Brasil Foods, Topigs, entre outras. O Encontro Nacional de Genômica Animal - Integração da Pesquisa e Aplicação também idealizado pelo pesquisador, sendo uma iniciativa deste Grupo de Trabalho da Articulação da Rota Estratégica de Biotecnologia Animal

 

Informações: SBZ

Av. Comendador Franco, 1341 - Jardim Botânico - 80215-090
Fone: 41 3271 7900
Fax: 41 3271 7647
observatorios@fiepr.org.br
  • Twitter
  • Facebook
  • Youtube