Blog

Observatórios

Acompanhe nas redes sociais:
  • Twitter
  • Facebook
  • Youtube

Relatório internacional propõe definir quantidade máxima admissível para o uso de antibióticos

Publicado em 29/06/2017

De acordo com informações da colunista Maryn McKenna, da National Geographic, a comunidade internacional precisa estabelecer metas rígidas para o uso de antibióticos na agricultura e deve atuar o mais rápido possível para reduzir o uso dessas substâncias. A afirmação foi feita após análises de um estudo contratado pelo governo britânico em Londres.

O Review on Antimicrobial Resistance, vem estudando como corrigir o uso excessivo de antibióticos e a resistência por mais de um ano - uma vez que liberou a incrível estimativa de que bactérias resistentes matarão 10 milhões de pessoas por ano até 2050. De acordo com o relatório não há qualquer dúvida de que o uso indevido de antibióticos por parte das fazendas contribui para a carga global de resistência.

Para remediar isso, o grupo de estudo faz uma nova proposta. Em vez de se concentrar em categorias de uso de antibióticos - caminho seguido pela Europa e os Estados Unidos, que colocaram controles nas micro doses diárias chamadas promotoras de crescimento - recomenda concentrar-se em quantidades. Assim, a proposta sugere que a comunidade internacional concorde com uma quantidade máxima admissível de uso de antibiótico agrícola, permitindo que as nações decidam a melhor forma de atendê-la, desde que atendam dentro de 10 anos.

O estudo também propõe que o padrão poderia ser menos de 50 miligramas de antibiótico por quilograma de produção - sobre o que agora é usado na Dinamarca, um país que opera a agricultura intensiva com uso mínimo de antibióticos.

Ao mesmo tempo, o Review chama a atenção para qual antibióticos são permitidos na agricultura e recomenda que as nações criem um acordo internacional sobre qual os medicamentos cruciais do último recurso devem ser reservados para uso médico humano. O perigo de usar antibióticos na agricultura, no que se refere à sua escassez, foi sublinhado nas últimas semanas, quando os pesquisadores descobriram que a resistência à colistina, um antibiótico de última geração preservado da década de 1950, está se desenvolvendo em porcos, carne de frango, em humanos pacientes na China e na Europa.

A abordagem baseada em metas se assemelha aos limites nacionais de emissão que estão em discussão em Paris nesta semana nas negociações internacionais do clima. Lord Jim O'Neill, presidente da Review e ex-economista chefe da Goldman Sachs, disse em uma entrevista que o momento do novo relatório era acidental, mas que o grupo tinha em mente as disputas entre nações ricas e em desenvolvimento que negociaram acordos para diminuir o aquecimento global. "O que realmente dizemos é que apenas proibir o uso para a promoção do crescimento é um pouco complicado", disse ele por telefone. "Se você tem um limite global e para cada país, ele, em essência, permite que eles mudem sua abordagem, dependendo do que sua própria percepção".

Evitar proibições por categoria, disse ele, encorajaria o controle de antibióticos agrícolas, mesmo em países que não desenvolveram seu setor agrícola o suficiente para o uso abusivo. Ao mesmo tempo, impediria os países do mundo desenvolvido com uma grande quantidade de agricultura intensiva e antibiótica de executar uma esquiva que os defensores alertaram sobre redefinir os promotores de crescimento banidos para outra categoria de uso, como a prevenção de doenças, de modo que o uso do promotor de crescimento parece diminuir, mas a mudança real não ocorre.

Países variam muito nas quantidades de antibióticos que utilizam em animais

A proposta divulgada marca a primeira vez que um grupo traçou uma meta específica para reduzir o uso de antibióticos em animais, embora muitas instituições - da Organização Mundial da Saúde à Casa Branca às organizações médicas e de saúde pública - recomendaram recentemente que sejam feitas reduções.

Geralmente, administrar antibióticos em animais que não estão doentes tem sido prática padrão desde a década de 1950; E desde pelo menos a década de 1970, os pesquisadores mostraram que o uso de antibióticos dessa maneira permite que a resistência aos antibióticos surja. Em seu relatório, o Review aprova esta conclusão, dizendo que realizou uma revisão da literatura científica que encontrou mais de 100 documentos confirmando o link, e apenas sete que argumentaram que não havia link.

"Nós acreditamos que existem evidências suficientes que demonstram que o mundo precisa começar a reduzir as quantidades de antimicrobianos utilizados na agricultura agora", diz o relatório. "Dado o que já sabemos, não faz sentido adiar mais a ação".

Advogados e pesquisadores que pressionaram por reduções no uso de antibióticos agrícolas disseram na segunda-feira que essa abordagem tem potencial para criar mudanças reais.

"Eu elogio o relatório Review on Antimicrobial Resistance, e o seu apelo à criação de um objetivo de redução global de uso de antibióticos na produção de alimentos", disse Laura Rogers, vice-diretora do Centro de Ação de Resistência Antibiótica da Universidade George Washington, "Para reduzir a resistência aos antibióticos, devemos estabelecer metas de redução na produção de alimentos para animais.”

"Nos EUA, o presidente Obama lançou um plano de ação nacional para combater a resistência aos antibióticos e incluiu medidas práticas para melhorar a administração do uso de antibióticos na medicina humana, juntamente com metas mensuráveis e limitadas no tempo para reduções. No entanto, era praticamente silencioso sobre o uso em animais e não ofereceram metas mensuráveis para reduções de antibióticos na produção de alimentos e animais, nem abordava o uso de antibióticos para a prevenção de doenças rotineiras. Devemos estabelecer um objetivo de redução significativa do uso de antibióticos na agricultura aqui nos EUA e precisamos colocar um sistema em prática para garantir que atendamos os objetivos que definimos ".

Karin Hoelzer, PhD, veterinária e oficial do Pew Charitable Trusts, disse que este é um problema internacional que exige ação internacional, “mesmo que cada país haja em nível diferente”. Ela advertiu que a tentativa de negociações internacionais sobre essa questão delicada exigiria importantes etapas iniciais, chegando principalmente a um acordo sobre quais antibióticos de uso humano merecem maior proteção contra o uso indevido. O Review diz que, no momento, existem pelo menos dois esquemas diferentes que definem quais medicamentos são mais preciosos e recomenda que sejam harmonizados dentro de um ano. "Esse é um primeiro passo realmente importante", disse Hoelzer.

Paralelamente à sua avaliação do uso de antibióticos agrícolas, o Review também aborda o difícil tema da poluição antibiótica, exigindo controles rigorosos sobre os fabricantes de antibióticos para evitar o despejo de resíduos de produção, antibióticos brutos - em fontes de água. E exige uma melhor coleta de dados sobre o uso de antibióticos agrícolas e as emissões de fabricação de antibióticos, dizendo que uma boa informação é crucial para rastrear o surgimento de resistência e os caminhos que levam aos pacientes humanos.

Maioria dos antibióticos são utilizados na agricultura e na medicina humana

As recomendações publicadas são outro capítulo em pesquisa de dois anos de resistência aos antibióticos que a Review está realizando a pedido do primeiro-ministro britânico David Cameron, que contratou o grupo em julho de 2014. Ele também examinou a carga mundial e o custo da resistência, a necessidade de mais gastos pelos governos, a dificuldade de revitalizar a fabricação de antibióticos e o desafio de desenvolver testes e dispositivos de diagnóstico rápido que possam melhorar a prescrição e diminuir o uso indevido.

As descobertas do grupo serão resumidas em um relatório final que se espera apresentar a Cameron. O'Neill disse que seu objetivo será desenvolver estratégias que possam ser apoiadas pelas Nações Unidas e pela Organização Mundial da Saúde e, fundamentalmente, pelo Grupo dos 20, o fórum internacional das principais economias, que se preocupou no final de sua recente reunião na Turquia em examinar a resistência aos antibióticos como uma ameaça global. A liderança do G-20 acabou de ser tomada pela China, agora o principal produtor mundial e consumidor de antibióticos. Com a notícia do surgimento da resistência às colistinas, a China pode achar que deve ser vista agindo e combatendo a resistência das drogas em todo o mundo.

"Uma das coisas mais maravilhosas sobre liderar esse esforço, enquanto passamos por isso, é que posso sentir que há mais e mais respostas ao ruído que estamos fazendo", disse O'Neill. "Eu sinto que isso está sendo levado a sério internacionalmente".

Leia o conteúdo na íntegra AQUI 

Fonte: Suinocultura Industrial
Av. Comendador Franco, 1341 - Jardim Botânico - 80215-090
Fone: 41 3271 7900
Fax: 41 3271 7647
observatorios@fiepr.org.br
  • Twitter
  • Facebook
  • Youtube