Blog

Observatórios

Acompanhe nas redes sociais:
  • Twitter
  • Facebook
  • Youtube

Suinocultura do futuro

Publicado em 09/01/2017

A modernização da suinocultura registrada nos últimos anos deu total suporte à expansão da produção. Novas tecnologias permitiram a cadeia maior garantia da sanidade, com redução do impacto ambiental e aumento da segurança dos alimentos e do bem-estar animal. Para o Médico veterinário e diretor do PigCHAMP na Europa, Carlos Piñero, essa tendência persiste para os próximos anos, sustentada pelos investimentos em reformas de instalações no campo, pelas ampliações industriais e pela construção de novas granjas e modernas fábricas. Para ele, frente às atuais demandas, não se pode mais considerar o sistema de produção de suínos sem destacar o conceito de suinocultura de precisão. "Hoje a evolução de todo o sistema produtivo pode ser aplicada na modernização da suinocultura através dos novos conceitos de suinocultura de precisão, que emprega o uso da tecnologia da informação, sensores e atuadores para o registro de informações relacionadas ao sistema de produção e às interferências das variáveis ambientais nas unidades produtivas. A suinocultura de precisão visa a reduzir ou evitar perdas localizadas, o que propicia um controle preciso sobre a utilização dos recursos envolvidos na cadeia produtiva", explica Piñero.

O médico veterinário pontua que a tecnologia não transporta fisicamente medicamentos, ou equipamentos. No entanto, carregam e processam dados fundamentais que ajudam na tomada de grandes decisões dentro de um estabelecimento suinícola, gerando um ciclo de otimização e processamento de dados. "As tecnologias trazem soluções simples e eficientes para grandes problemas, relacionados com o ambiente, manejo de equipamentos e controle de rebanhos na produção industrial de suínos", argumenta Piñero, salientando ainda que a automação dos processos é muito importante, pois permite visualizar o sistema de produção por uma ótica mais ampla, com o monitoramento das atividades para eficiente análise de dados e geração de informações que sejam favoráveis a decisões mais seguras e inteligentes. 

Neste contexto, Dr. Héliton Pandorfi, zootecnista e professor da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE), realizou um estudo minucioso intitulado “Zootecnia de precisão: princípios básicos e atualidades na suinocultura” onde constatou a efetiva contribuição de novas tecnologias para o desenvolvimento da cadeia suinícola. Para ele, fornecer meios ao produtor de monitorar seus empreendimentos de forma prática, e alcançar índices produtivos com base em informações geradas por sistemas especialistas é fundamental para o suinocultor moderno e sua competitividade dentro do mercado consumidor. No entanto, para que isso ocorra, é necessário o investimento em ferramentas tecnológicas que diminuam as perdas e possibilitem o controle mais rígido do sistema produtivo, de maneira a tornar a suinocultura industrial brasileira mais competitiva e empreendedora. "É necessário lembrar que qualquer proposta relativa ao aprimoramento da suinocultura deve basear-se em resultados de estudos científicos, realizados com animais de produção e que evitem possíveis distorções do mercado externo frente às exportações da carne suína nacional ou a venda de produtos internamente", pondera o zootecnista.

 

Tecnologias em prol da suinocultura

O uso da tecnologia da informação, microeletrônica, técnicas de modelagem, monitoramento por imagens, sensores e atuadores, podem melhorar toda a cadeia de produção de suínos conforme destacaram Piñero e Pandorfi. Os especialistas enumeram alguns equipamentos, já em comercialização, que se encaixam no conceito da suinocultura de precisão. Confira a reportagem na íntegra AQUI.

Com informações de Suinocultura Industrial.

Av. Comendador Franco, 1341 - Jardim Botânico - 80215-090
Fone: 41 3271 7900
Fax: 41 3271 7647
observatorios@fiepr.org.br
  • Twitter
  • Facebook
  • Youtube