Blog

Observatórios

Acompanhe nas redes sociais:
  • Twitter
  • Facebook
  • Youtube

Nutrição de precisão a favor da eficiência na produção animal será discutida no I Congresso de Zootecnia de Precisão

Publicado em 06/11/2015

A eficiência tem sido a palavra de ordem nos sistemas de produção animal. Sistemas eficientes, consequentemente possuem alta rentabilidade, que por sua vez está positivamente relacionado à adoção de tecnologias. Sobre o assunto, o Dr. João Batista Gonçalves Costa Junior irá ministrar a palestra “Nutrição de Precisão na Pecuária”, durante o I Congresso de Zootecnia de Precisão que acontece nos dia 19 e 20 de novembro, em Florianópolis (SC).
 
A nutrição de precisão pode ser definida como todas as tecnologias e inovações tecnológicas aplicadas aos sistemas de produção de bovinos de leite e corte, que permita ao pecuarista otimizar os programas nutricionais, através da maior eficiência de uso dos nutrientes pelos animais, resultando em melhorias na rentabilidade do sistema de produção.  “O uso da tecnologia tem sido recomendado por um contexto muito simples, porém de alto impacto nos processos produtivos. A pecuária caracterizada pelo uso de grandes áreas de pastagens não é mais uma realidade admissível para os tempo atuais. Diante disso, os pecuaristas tem percebido que a única forma de manter o sistema de produção sustentável economicamente é através da adoção de tecnologias nas diferentes etapas do processo produtivo”, explica Costa Jr., pesquisador Bolsista de Desenvolvimento Científico Regional FUNDECT/CNPq/Embrapa Gado de Corte.
 
Segundo Costa Jr., a alimentação pode representar até 60% dos custos total de um sistema de produção animal. “Quando pensamos em formas de tentar diminuir estes custos, tornando o manejo nutricional mais eficiente, a nutrição de precisão surge com diferentes ferramentas tecnológicas que permite ao pecuarista chegar a esta maior eficiência - desde o uso de programas computacionais que permitam uma correta formulação das dietas de acordo com a categoria e o nível de produção, até os sistemas automatizados de aferição do consumo individual dos animais”, acrescenta o especialista.   


Dr. João Batista irá ministrar a palestra dentro do painel “Nutrição de Precisão”. Coordenado por Richard Gates, professor da Universidade de Illinois (EUA), esse painel irá abordar também a nutrição de precisão em para aves de corte e na suinocultura, abordando as inovações tecnológicas como equipamentos para monitoramento da ingestão alimentar destes animais, além de produtos e aditivos que tornam o processo ingestivo, digestivo e seus resultados mais precisos.

Mais informações e inscrições podem ser feitas através do contato por e-mail: congressozootecnia@iog.org.br e telefone: (11) 2118-3133.  Acesse:http://www.zootecniaprecisao.com.br/

Av. Comendador Franco, 1341 - Jardim Botânico - 80215-090
Fone: 41 3271 7900
Fax: 41 3271 7647
observatorios@fiepr.org.br
  • Twitter
  • Facebook
  • Youtube