Blog

Observatórios

Acompanhe nas redes sociais:
  • Twitter
  • Facebook
  • Youtube

Programa de fabricação higiênica de farinhas e gorduras animais é realizado em Curitiba

Publicado em 11/09/2015

O curso, que aconteceu em Curitiba-PR, prepara profissionais que atuam na reciclagem animal a implantar o programa de fabricação higiênica de farinhas e gorduras animais  "ABRA que  Aqui Tem Qualidade". O treinamento apresentou desde conceitos sobre microbiologia voltada para reciclagem animal, construção de equipamentos e estruturas higiênicas, programa de monitoria  microbiológica e as ferramentas para se implantar uma Análise de Perigos e Pontos Críticos de Controle (APPCC) na fábrica. 

Participaram do treinamento profissionais da cadeia de produção e consumidores de farinhas e gorduras de origem animal. É um processo intensivo de treinamento, desde microbiologia, identificação de Hot Spots, até análise de pontos críticos do processo na prática. Dentro deste programa uma troca de experiência entre consumidores e fabricantes que fortalece toda a cadeia produtiva com sustentabilidade.

A especialista em ingredientes da Nestlé Purina PetCare, Carolina Junqueira, participou do treinamento. Ela destacou a importância de ampliar o conhecimento desta área que está em plena expansão.  Carolina faz auditorias nos fornecedores de matéria prima para ração. O  treinamento facilita esse trabalho  de ir direto nos pontos considerados críticos, onde um erro no processo pode comprometer o produto final.  O curso deixou claro o que pode ser exigido dos clientes quando se fala em qualidade e segurança na fabricação. A especialista em ingredientes aprovou a didática utilizada no treinamento da Associação Brasileira de Reciclagem Animal.

O coordenador de assuntos regulatórios e qualidade do Sindirações, Sindicato das Indústrias de Rações  Bruno  Caputi, também participou do treinamento. O sindicato com 150 associados representa a indústria de alimentação animal. O treinamento serviu principalmente para entender quais são os padrões de qualidade e segurança que o mercado exige e que as empresas podem cobrar dos fornecedores. Conhecer e estar preparado para melhorar os processos dentro da cadeia torna o crescimento do setor mais sólido.  Ele destacou que o mais importante é  atender as exigências para garantir a credibilidade no mercado. Bruno Caputi parabenizou a ABRA pelo programa de treinamento que anda junto  com as regras do Ministério da Agricultura, pois mantém o  acompanhamento da regulamentação do setor.

A ABRA prevê uma nova turma para novembro próximo e que deverá acontecer em Brasilia, DF.

Com informações da ABRA.

Av. Comendador Franco, 1341 - Jardim Botânico - 80215-090
Fone: 41 3271 7900
Fax: 41 3271 7647
observatorios@fiepr.org.br
  • Twitter
  • Facebook
  • Youtube