Blog

Observatórios

Acompanhe nas redes sociais:
  • Twitter
  • Facebook
  • Youtube

Vigilância e Fiscalização da Alimentação de Ruminantes no Estado do Paraná

Publicado em 06/05/2015

clique para ampliarclique para ampliarAconteceu em Pato Branco mais uma etapa da capacitação em Vigilância e Fiscalização da Alimentação de Ruminantes promovido pela Adapar (Foto: Adapar)

Agência de Defesa Agropecuária do Paraná (ADAPAR) e o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), por meio da Superintendência Federal de Agricultura no Paraná (SFA/PR), realizaram no último dia 23 de abril no município de Pato Branco, mais uma etapa da capacitação em Vigilância e Fiscalização da Alimentação de Ruminantes.

Nesta etapa foram capacitados 11 (onze) Fiscais de Defesa Agropecuária (FDA) da ADAPAR das Unidades Regionais de Sanidade Agropecuária (URS) de Pato Branco, Francisco Beltrão, Dois Vizinhos e União da Vitória, além de um fiscal do MAPA. Nas etapas anteriores foram capacitados para o mesmo tema, mais 23 fiscais das URS de Londrina, Jacarezinho, Cornélio Procópio, Maringá, Paranavaí, Umuarama e Ivaiporã. 

Após o treinamento teórico, foram organizadas equipes que realizaram o treinamento prático acompanhando simulações de atendimento a denúncias da utilização de cama de frango como alimento para ruminantes.

A cama de frango, assim como outros produtos como rações para peixes, aves, suínos e cães, contém resíduos de proteína de origem animal, que é proibida na alimentação de ruminantes desde 1997 com a publicação da Portaria nº 516, do MAPA. Esta medida serve para evitar o aparecimento e difusão da Encefalopatia Espongiforme Bovina (EEB), também conhecida como “Mal da Vaca Louca”.

A principal via de transmissão da EEB é a ingestão de alimentos contendo proteínas e gorduras de origem animal, como farinha de carne e ossos, que são utilizadas na elaboração das rações para aves. A cama de frango, além de conter resíduos de proteína de origem animal, pode conter corpos estranhos, fungos e bactérias que causam outras doenças de impacto sanitário e econômico como o botulismo.

Como resultado do convênio firmado com o MAPA no ano de 2013, a ADAPAR passou a executar a fiscalização de alimentação de ruminantes em propriedades rurais. Novas etapas da capacitação serão programadas para os demais Fiscais da ADAPAR.

Com informações de Adapar.

Av. Comendador Franco, 1341 - Jardim Botânico - 80215-090
Fone: 41 3271 7900
Fax: 41 3271 7647
observatorios@fiepr.org.br
  • Twitter
  • Facebook
  • Youtube