Blog

Observatórios

Acompanhe nas redes sociais:
  • Twitter
  • Facebook
  • Youtube

FIPPPA mostra tendências para mercados de avicultura e suinocultura

Publicado em 05/05/2015

Alimentos, combustíveis, rações e fibras. As cadeias da avicultura e suinocultura apostam nesse quarteto para construir a agenda estratégica do setor para os próximos anos. A primeira edição da feira resultou da soma da AveSui 2015 e a Tecno Food Brazil e criou um ambiente diversificado. Nos estandes as demonstrações foram de recursos para modernizar granjas até soluções que facilitam o processamento da produção. Falas em espanhol e mandarim denunciam a visita de clientes e fornecedores estrangeiros ao evento.

Na visão dos especialistas a otimização da cadeia produtiva começa nas granjas. Ferramentas como os biodigestores — que permitem a conversão dos dejetos suínos em energia — podem aliviar os custos no campo, pontua o presidente da Associação Brasileira de Criadores de Suínos (ABCS), Marcelo Lopes. Estudos realizados pela entidade indicam que uma unidade com 500 matrizes suínas pode produzir 394 mil quilowatts por ano, o suficiente para atender a demanda de 172 pessoas. “O problema é que falta estímulo público para financiar essas estruturas, e há grande dificuldade em negociar o excedente energético”, argumenta Lopes.

Mais do que aumento na demanda o setor precisa crescer apostando em cortes diferenciados, defende o presidente da Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA), Francisco Turra. O desafio é agregar valor à produção sem perder mercado, defende. “Nunca vi um país dizer que compra carne do Brasil porque gosta. Nossa competitividade depende de garantias de sanidade, produção de qualidade e preço acessível.”

Por fim, também é preciso garantir a integração entre os diversos elos da produção, defende o vice-presidente do Sindicato Nacional da Indústria de Alimentação Animal (Sindirações), Ariovaldo Zani. Para ele, a falta de articulação do setor limita a apresentação de demandas junto ao governo federal, por exemplo. “Nem sempre os interesses são os mesmos, mas é preciso criar uma agenda comum para obter avanços”, argumenta.

Com informações de Gazeta do Povo.

Av. Comendador Franco, 1341 - Jardim Botânico - 80215-090
Fone: 41 3271 7900
Fax: 41 3271 7647
observatorios@fiepr.org.br
  • Twitter
  • Facebook
  • Youtube