Blog

Observatórios

Acompanhe nas redes sociais:
  • Twitter
  • Facebook
  • Youtube

Software ajuda produtores a formular ração para frango

Publicado em 05/11/2014

Pesquisadores desenvolveram o software Avinesp: Modelo de Predição de Crescimento e exigências nutricionais, de acesso livre, que auxilia os produtores na formulação da ração.

 

clique para ampliarclique
            para ampliarTecnologia de acesso gratuito foi desenvolvida na Unesp e permite estimar exigências de aminoácidos na alimentação. (Foto: Unesp)

O Brasil está entre os três maiores produtores de frango do mundo, ao lado dos Estados Unidos e da China, com uma produção anual superior a 12 milhões de toneladas. E, atualmente, lidera as exportações, abastecendo o mercado global com cerca de 3,8 milhões de toneladas.

Qualidade, sanidade e preço competitivo contribuem para esse desempenho e o país busca modernizar as técnicas de produção, como, por exemplo, a alimentação das aves para aumentar a produtividade e consolidar mercados.

“Os produtores, em geral, formulam e produzem as rações oferecidas às aves”, diz Nilva Kazue Sakomura, do Departamento de Zootecnia da Faculdade de Ciências Agrárias e Veterinárias (FCAV), da Universidade Estadual Paulista (Unesp), campus de Jaboticabal.

Poucos nutricionistas, entretanto, segundo ela, formulam rações baseados em modelagem para predizer exigências nutricionais e simular desempenho das aves. Foi exatamente esse o objetivo do projeto temático “Modelos para estimar as exigências de lisina, metionina+cistina e treonina para aves de corte e postura”, coordenado por Sakomura e desenvolvido junto com outros pesquisadores da Unesp de Jaboticabal com apoio da FAPESP.

“Nosso objetivo é fomentar o interesse em modelagem entre produtores e nutricionistas, ferramenta que tem sido utilizada no exterior, porém pouco usada por brasileiros”, disse a pesquisadora.

Os pesquisadores estruturaram uma base de dados que foi utilizada para modelar os fatores que influenciam a capacidade física de ingestão da ave, explicou Sakomura. Foi possível, por exemplo, modelar fatores – como temperatura, velocidade do ar e umidade – tendo em vista seu impacto sobre a produção de calor das aves, que afeta o consumo de ração.

Utilizando curvas de crescimento obtidas em outros estudos conduzidos pelo mesmo grupo de pesquisa na FCAV, foram determinados parâmetros do potencial de crescimento de diversas linhagens de corte e postura.

Com base nesses resultados, os pesquisadores desenvolveram o software Avinesp: Modelo de Predição de Crescimento e exigências nutricionais, de acesso livre, que auxilia os produtores na formulação da ração e representa uma ferramenta para tomadas de decisões.

O Avinesp estima consumo de ração, peso vivo, composição corporal e exigências nutricionais de frangos de corte e frangas de reposição. Além disso, simula respostas das aves aos efeitos da dieta e do ambiente. “A composição da dieta e o genótipo das aves são considerados nesse modelo”, disse Sakomura.

O Avinesp é uma ferramenta para nutricionistas e para produtores, já que pode ser utilizada para tomada de decisões sobre estratégias de alimentação das aves.

O software está acessível na página do Grupo de Estudos e Pesquisas em Modelagem e Nutrição de Monogástricos.

O pedido de registro do programa de computador já foi protocolado pela Agência Unesp de Inovação junto ao Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI).

O Projeto Temático contou com a participação de 11 pesquisadores brasileiros, da África do Sul e da Alemanha. Além do software, resultou em 11 dissertações de mestrado e teses de doutorado que tiveram como alvo determinar as exigências de aminoácidos na manutenção, crescimento e produção de ovos e de frangos para abate e elaborar modelos para predizer as exigências nutricionais.

Fonte: Fapesp

Deixe seu coment�rio

Site Seu blog ou p�gina pessoal


1. Os sites do Sistema Fiep incentivam a pr�tica do debate respons�vel. S�o abertos a todo tipo de opini�o. Mas n�o aceitam ofensas. Ser�o deletados coment�rios contendo insulto, difama��o ou manifesta��es de �dio e preconceito;
2. S�o um espa�o para troca de id�ias, e todo leitor deve se sentir � vontade para expressar a sua. N�o ser�o tolerados ataques pessoais, amea�as, exposi��o da privacidade alheia, persegui��es (cyber-bullying) e qualquer outro tipo de constrangimento;
3. Incentivamos o leitor a tomar responsabilidade pelo teor de seus coment�rios e pelo impacto por ele causado; informa��es equivocadas devem ser corrigidas, e mal entendidos, desfeitos;
4. Defendemos discuss�es transparentes, mas os sites do Sistema Fiep n�o se disp�em a servir de plataforma de propaganda ou proselitismo, de qualquer natureza. e
5. Dos leitores, n�o se cobra que concordem, mas que respeitem e admitam diverg�ncias, que acreditamos pr�prias de qualquer debate de id�ias.

 Aceito receber comunica��o da Fiep e seus parceiros por e-mail
 
Av. Comendador Franco, 1341 - Jardim Botânico - 80215-090
Fone: 41 3271 7900
Fax: 41 3271 7647
observatorios@fiepr.org.br
  • Twitter
  • Facebook
  • Youtube