Blog

Observatórios

Acompanhe nas redes sociais:
  • Twitter
  • Facebook
  • Youtube

Seminário Internacional apresenta pesquisas e tecnologias para nutrição de pequenos ruminantes

Publicado em 05/11/2014

clique para ampliarclique
            para ampliarSeminário Internacional reuniu pesquisadores para apresentação de tecnologias em nutrição animal. (Foto: Adilson Nobrega)

     Pesquisadores de instituições dos Estados Unidos, Israel e Brasil apresentaram dia 04 de novembro, em Fortaleza (CE), resultados de pesquisas, tecnologias e métodos aplicáveis para nutrição de pequenos ruminantes, no II Seminário Internacional: Bases teóricas e práticas da experimentação com pequenos ruminantes em pastejo no Nordeste brasileiro. O evento, promovido pela Embrapa Caprinos e Ovinos (Sobral-CE), reuniu profissionais que participam dos projetos FNirs e Nutriovi, voltados para nutrição animal, além de outros pesquisadores e estudantes convidados.

     Na primeira parte, o Seminário trouxe a colaboração de pesquisadores estrangeiros, sobre ferramentas com potencial para adaptação à realidade local, com destaque para uso de equipamentos de espectroscopia no infravermelho próximo (Nirs) para análise de fezes de animais e tomadas de decisão sobre alimentação de rebanhos. O pesquisador Yan Landau, do Volcani Center (Israel), apresentou resultados de pesquisa sobre o Nirs na região do Mediterrâneo, e destacou o potencial da ferramenta para orientações de manejo nutricional de animais, como a necessidade de suplementação em diferentes condições de pastejo.

 Os pesquisadores Doug Tolleson (Universidade do Arizona) e Stephen Prince (Texas A&M), mostraram, respectivamente, as possibilidades de uso de tecnologias portáteis para realizar estudos com Nirs em campo e o sistema Fnirs/Nutbal como ferramenta para produção de pequenos ruminantes. Tolleson ressaltou que a análise de fezes pode trazer significativas informações sobre dieta e desempenho de animais e mostrou vantagens das tecnologias portáteis, inclusive o custo mais barato de equipamento e análise. Prince mostrou os usos do sistema Nutbal online, ferramenta que pode auxiliar produtores rurais a monitorar a concentração de nutrientes na dieta de animais, a partir das análises obtidas por meio do Nirs fecal.

     Na sequência, o Seminário trouxe contribuições de pesquisadores brasileiros sobre temáticas como consumo e composição botânica de dietas. A pesquisadora Sandra Santos, da Embrapa Pantanal (Corumbá-MS), mostrou a experiência do sistema Delta Diet para trabalhos de avaliação da capacidade de suporte forrageiro para bovinos e herbívoros silvestres no Pantanal, em que as amostras de coleta de fezes e identificação de forrageiras pôde colaborar para que o sistema gerasse dados sobre análise de dietas e, com o cruzamento de dados, sobre grau de utilização de pastagens. Ela destacou que as análises fecais têm potencial interessante, por não interferirem nos hábitos alimentares, nem no bem-estar dos animais.

     O professor Paulo César Carvalho, da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), abordou, em conferência online, aspectos sobre o consumo voluntário de pequenos ruminantes em pasto. Já o professor Gilberto Kozloski, da Universidade Federal de Santa Maria, fez abordagem sobre métodos in vitro para estimar o valor de energia da extrusa de animais a pasto.

     Dia 5 e 6 de novembro, os palestrantes do Seminário e os integrantes dos projetos Fnirs e Nutriovi e permanecerão reunidos em Fortaleza para workshop interno de avaliação das ações do projeto, que atuam de forma integrada para desenvolvimento de processos e serviços na área de nutrição animal, com foco em pequenos ruminantes no semiárido brasileiro. 

    Entre as contribuições dos projetos, estão a padronização de análises do Nirs para observação das fezes dos animais de modo a avaliar a qualidade da dieta de animais em pastejo; a transferência de tecnologia para uma análise mais rápida e mais barata a respeito da nutrição animal aos produtores; a futura construção de software para estimar exigências nutricionais mais próximas da realidade do semiárido; a futura consolidação de um serviço de assessoria nutricional a produtores.

 

Fonte: Embrapa Caprinos e Ovinos

 

Deixe seu coment�rio

Site Seu blog ou p�gina pessoal


1. Os sites do Sistema Fiep incentivam a pr�tica do debate respons�vel. S�o abertos a todo tipo de opini�o. Mas n�o aceitam ofensas. Ser�o deletados coment�rios contendo insulto, difama��o ou manifesta��es de �dio e preconceito;
2. S�o um espa�o para troca de id�ias, e todo leitor deve se sentir � vontade para expressar a sua. N�o ser�o tolerados ataques pessoais, amea�as, exposi��o da privacidade alheia, persegui��es (cyber-bullying) e qualquer outro tipo de constrangimento;
3. Incentivamos o leitor a tomar responsabilidade pelo teor de seus coment�rios e pelo impacto por ele causado; informa��es equivocadas devem ser corrigidas, e mal entendidos, desfeitos;
4. Defendemos discuss�es transparentes, mas os sites do Sistema Fiep n�o se disp�em a servir de plataforma de propaganda ou proselitismo, de qualquer natureza. e
5. Dos leitores, n�o se cobra que concordem, mas que respeitem e admitam diverg�ncias, que acreditamos pr�prias de qualquer debate de id�ias.

 Aceito receber comunica��o da Fiep e seus parceiros por e-mail
 
Av. Comendador Franco, 1341 - Jardim Botânico - 80215-090
Fone: 41 3271 7900
Fax: 41 3271 7647
observatorios@fiepr.org.br
  • Twitter
  • Facebook
  • Youtube