Blog

Observatórios

Acompanhe nas redes sociais:
  • Twitter
  • Facebook
  • Youtube

Lactose é benéfica para a flora intestinal de suínos, dizem cientistas

Publicado em 05/11/2014

Pesquisadores da Universidade de Liverpool, nos EUA, mostraram que a população de bactérias pode ser alterada favoravelmente pela adição de certos ingredientes à dieta.

A pesquisa analisou a suplementação da dieta com lactose e adoçantes artificiais e seu efeito sobre a população de Lactobacillusno intestino suíno.

A bactéria parasita Lactobacillus é comumente utilizada como probiótico proporcionando benefícios à saúde do hospedeiro. Ela foi envolvida na promoção da saúde intestinal através da estimulação das respostas imunológicas e anti-inflamatórias, de modo a proteger a mucosa intestinal contra a invasão de patógenos.

Os lactobacilos crescem pela fermentação dos açúcares e amidos que produzem ácido lático como primeiro produto metabólico. Pela eficiente utilização de vários carboidratos , os lactobacilos desenvolveram um transporte de açúcar e diversos sistemas metabólicos, que são especificamente induzidos por seus próprios substratos.

A equipe de pesquisa empregou uma tecnologia de sequenciamento baseada no DNA para investigar as mudanças na microbiota intestinal de leitões desmamados para dietas suplementadas com açúcar natural, lactose ou adoçante artificial.

A adição de lactose à alimentação dos leitões aumentou drasticamente a abundância populacional de Lactobacillus, com aumento nas concentrações de ácido láctico. Este é o primeiro relatório sobre os efeitos prebióticos de um adoçante artificial, sendo capaz de influenciar a microbiota intestinal. A identificação desse mecanismo ajudará na elaboração de estratégias nutricionais para aumentar e manter a imunidade e a saúde intestinal.

Fonte: Suinocultura Industrial

Deixe seu coment�rio

Site Seu blog ou p�gina pessoal


1. Os sites do Sistema Fiep incentivam a pr�tica do debate respons�vel. S�o abertos a todo tipo de opini�o. Mas n�o aceitam ofensas. Ser�o deletados coment�rios contendo insulto, difama��o ou manifesta��es de �dio e preconceito;
2. S�o um espa�o para troca de id�ias, e todo leitor deve se sentir � vontade para expressar a sua. N�o ser�o tolerados ataques pessoais, amea�as, exposi��o da privacidade alheia, persegui��es (cyber-bullying) e qualquer outro tipo de constrangimento;
3. Incentivamos o leitor a tomar responsabilidade pelo teor de seus coment�rios e pelo impacto por ele causado; informa��es equivocadas devem ser corrigidas, e mal entendidos, desfeitos;
4. Defendemos discuss�es transparentes, mas os sites do Sistema Fiep n�o se disp�em a servir de plataforma de propaganda ou proselitismo, de qualquer natureza. e
5. Dos leitores, n�o se cobra que concordem, mas que respeitem e admitam diverg�ncias, que acreditamos pr�prias de qualquer debate de id�ias.

 Aceito receber comunica��o da Fiep e seus parceiros por e-mail
 
Av. Comendador Franco, 1341 - Jardim Botânico - 80215-090
Fone: 41 3271 7900
Fax: 41 3271 7647
observatorios@fiepr.org.br
  • Twitter
  • Facebook
  • Youtube