Blog

Observatórios

Acompanhe nas redes sociais:
  • Twitter
  • Facebook
  • Youtube

Encontro Nacional de Genômica Animal reúne especialistas da área no Paraná

Publicado em 27/02/2014

Pesquisadores de Genômica Animal de todo o Brasil se reuniram em Curitiba nos dias 19 a 22 de fevereiro para discutirem sobre avanços em pesquisa e métodos de melhoramento animal
clique para ampliar>clique para ampliarUm dos objetivos do Encontro Nacional de Genômica Animal foi estimular a formação de recursos humanos na área de Genética e Melhoramento Animal para indústria. (Foto: Gelson Bampi)

 O Encontro Nacional de Genômica Animal - Integração da Pesquisa e Aplicação foi um evento gratuíto dividido entre um ciclo de palestras e um curso que abordou conhecimentos de vanguarda da seleção genômica. “O workshop focou na troca de ideias com representantes de empresas, instituições de pesquisa e alunos de universidades”, disse Guilherme Rosa, pesquisador brasileiro da Universidade de Wisconsin (EUA), referência na área de Seleção Genômica, que foi especialmente convidado para ministrar o curso em Curitiba. 

O evento permitiu o desenvolvimento do conhecimento técnico e científico dos profissionais da área de melhoramento animal, além da maior interação dos mesmos com as empresas de melhoramento genético animal estabelecidos no país. O Encontro Nacional de Genômica Animal foi idealizado devido à necessidade do Brasil, especialmente do Estado do Paraná desenvolver de forma independente novas tecnologias e metodologias de avaliação genética e seleção animal.

clique para ampliar>clique para ampliar"O curso discutiu metodologias estatísticas modernas para a análise de dados com ênfase no melhoramento genético animal", esclareceu Guilherme Rosa. (Foto: Gelson Bampi)

A Genômica Animal estuda ferramentas de bioinformática e métodos quantitativos para auxiliar no processo de prospecção de genes de interesse econômico de bovinos, suínos, caprinos, ovinos e aves no Brasil, e também na aplicação direta de tecnologias genômicas nos programas de avaliação e melhoramento genético através da implementação da chamada “Seleção Genômica”.

Daniel Perotto, pesquisador e engenheiro agrônomo no Instituto Agronômico do Paraná – Iapar, que também participou do Encontro, destacou que os benefícios desse trabalho impactam diretamente no mercado consumidor. “Isso significa, por exemplo, que se poderá produzir não apenas carne mais barata, como também de maior qualidade, mais macia e com menos gordura”, explicou. Da mesma maneira, diz Perotto, com a Genômica é possível modificar os constituintes de outros produtos de origem animal, como leite e ovos, desenvolvendo alimentos mais nutritivos e saudáveis. “Se alteramos os ácidos graxos dos ovos, por exemplo, podemos influir nos níveis de colesterol”.

Para Rodrigo Torres, representante da empresa BRF, o grande potencial das ações realizadas por meio da Genômica é incrementar o desenvolvimento da indústria no Estado. “Aqui podem ser encontrados programas de melhoramentos de diversas empresas e instituições, e esse trabalho vai ajudar a promover o desenvolvimento de empresas do Paraná, bem como de outras do Brasil, aumentando a eficiência da cadeia produtiva”, ressaltou Torres.A Genômica Animal estuda ferramentas de bioinformática e métodos quantitativos para auxiliar no processo de prospecção de genes de interesse econômico de bovinos, suínos, caprinos, ovinos e aves no Brasil, e também na aplicação direta de tecnologias genômicas nos programas de avaliação e melhoramento genético através da implementação da chamada “Seleção Genômica”.

O Encontro Nacional de Genômica Animal é uma iniciativa do Grupo de Trabalho da Articulação da Rota Estratégica de Biotecnologia Animal, que conta com representantes da equipe técnica dos Observatórios Sesi/Senai/IEL, Iapar, Associação Paranaense de Criadores de Bovinos da Raça Holandesa (APCBRH), UFPR, Deoxi Biotecnologia, BRF Brasil Foods, Topigs, entre outras. Este grupo discute a visão “Paraná referência em genética e melhoramento animal”. O evento contou com o apoio financeiro da Fundação Araucária que forneceu R$ 24.995 reais para realização do evento e dos patrocinadores: Topigs, Agroceres PIC, Hubbard, Aviagen e Castrolanda.

Assista ao vídeo do Encontro Nacional de Genômica Animal: 

Sobre o Projeto Articulação das Rotas Estratégicas para o Futuro da Indústria Paranaense - Observatórios SESI/SENAI/IEL acesse aqui

 

Informações: Observatórios - Rota Biotecnologia Animal e Agência Fiep

 

Deixe seu coment�rio

Site Seu blog ou p�gina pessoal


1. Os sites do Sistema Fiep incentivam a pr�tica do debate respons�vel. S�o abertos a todo tipo de opini�o. Mas n�o aceitam ofensas. Ser�o deletados coment�rios contendo insulto, difama��o ou manifesta��es de �dio e preconceito;
2. S�o um espa�o para troca de id�ias, e todo leitor deve se sentir � vontade para expressar a sua. N�o ser�o tolerados ataques pessoais, amea�as, exposi��o da privacidade alheia, persegui��es (cyber-bullying) e qualquer outro tipo de constrangimento;
3. Incentivamos o leitor a tomar responsabilidade pelo teor de seus coment�rios e pelo impacto por ele causado; informa��es equivocadas devem ser corrigidas, e mal entendidos, desfeitos;
4. Defendemos discuss�es transparentes, mas os sites do Sistema Fiep n�o se disp�em a servir de plataforma de propaganda ou proselitismo, de qualquer natureza. e
5. Dos leitores, n�o se cobra que concordem, mas que respeitem e admitam diverg�ncias, que acreditamos pr�prias de qualquer debate de id�ias.

 Aceito receber comunica��o da Fiep e seus parceiros por e-mail
 
Av. Comendador Franco, 1341 - Jardim Botânico - 80215-090
Fone: 41 3271 7900
Fax: 41 3271 7647
observatorios@fiepr.org.br
  • Twitter
  • Facebook
  • Youtube