Blog

Observatórios

Acompanhe nas redes sociais:
  • Twitter
  • Facebook
  • Youtube

Embrapa conduz pesquisa para melhoramento genético do camarão branco

Publicado em 25/07/2012

" Fonte: Globo Rural Mais camarão em um menor espaço de tempo, reduzindo a pressão sobre o meio ambiente. Este é o objetivo maior do projeto de melhoramento genético do camarão branco do ..."
clique para ampliar clique para ampliar Fonte: Globo Rural

Mais camarão em um menor espaço de tempo, reduzindo a pressão sobre o meio ambiente. Este é o objetivo maior do projeto de melhoramento genético do camarão branco do pacífico, o Litopenaeus vannamei, que a Embrapa Meio-Norte (Teresina-PI) vem executando no município de Parnaíba.

O projeto, coordenado pelo pesquisador Luiz Guilherme, tem como uma das metas aumentar em 5% o ganho de peso por animal melhorado geneticamente, por geração. É meta também aumentar o número de ciclos de engorda anual. Hoje, em média no Brasil, o camarão branco produzido em cativeiro é comercializado em 75 dias após o início da engorda.

A equipe que conduz o projeto, formada pelo pesquisador Laurindo Rodrigues e o bolsista Ubaldo Bécquer, além de Luiz Guilherme, está entusiasmada com os primeiros resultados. Eles indicam uma herdabilidade de peso e comprimento total de 30% e 23%, respectivamente. O resultado, segundo os pesquisadores, aponta para uma conclusão animadora: a variância genética aditiva, que é transmitida de pai para filho, pode ser explorada em programas de melhoramento genético.

Financiado pelo Ministério da Pesca e Aquicultura, com orçamento total de R$ 150 mil, o projeto é desenvolvido em parceria com a iniciativa privada. Participam dele as empresas Aquacrusta e Copescal, dos municípios de Acaraú e Aracati, no Ceará; e Sealife, de Parnaíba. As ações de pesquisa começaram em 2011 e vão até o final deste ano.

Informações de Globo Rural Online.

Deixe seu coment�rio

Site Seu blog ou p�gina pessoal


1. Os sites do Sistema Fiep incentivam a pr�tica do debate respons�vel. S�o abertos a todo tipo de opini�o. Mas n�o aceitam ofensas. Ser�o deletados coment�rios contendo insulto, difama��o ou manifesta��es de �dio e preconceito;
2. S�o um espa�o para troca de id�ias, e todo leitor deve se sentir � vontade para expressar a sua. N�o ser�o tolerados ataques pessoais, amea�as, exposi��o da privacidade alheia, persegui��es (cyber-bullying) e qualquer outro tipo de constrangimento;
3. Incentivamos o leitor a tomar responsabilidade pelo teor de seus coment�rios e pelo impacto por ele causado; informa��es equivocadas devem ser corrigidas, e mal entendidos, desfeitos;
4. Defendemos discuss�es transparentes, mas os sites do Sistema Fiep n�o se disp�em a servir de plataforma de propaganda ou proselitismo, de qualquer natureza. e
5. Dos leitores, n�o se cobra que concordem, mas que respeitem e admitam diverg�ncias, que acreditamos pr�prias de qualquer debate de id�ias.

 Aceito receber comunica��o da Fiep e seus parceiros por e-mail
 
Av. Comendador Franco, 1341 - Jardim Botânico - 80215-090
Fone: 41 3271 7900
Fax: 41 3271 7647
observatorios@fiepr.org.br
  • Twitter
  • Facebook
  • Youtube