Blog

Observatórios

Acompanhe nas redes sociais:
  • Twitter
  • Facebook
  • Youtube

Incêndio na Antártida afeta monitoria da Influenza Aviária

Publicado em 14/03/2012

" Entre as atividades de pesquisa científica prejudicadas pelo incêndio que destruiu a maior parte da base militar brasileira de pesquisas Comandante Ferraz, na Antártida, está a monitori ..."
clique para ampliar clique para ampliar Um incêndio atingiu a Estação Antártica Comandante Ferraz, base da Marinha do Brasil na Antártida, no dia 25 de fevereiro.

Entre as atividades de pesquisa científica prejudicadas pelo incêndio que destruiu a maior parte da base militar brasileira de pesquisas Comandante Ferraz, na Antártida, está a monitoria de aves migratórias para a Influenza Aviária.

A importância do trabalho que vinha sendo realizado para detectar a eventual presença do vírus nas aves que passam pela Antártida foi ressaltada pouco mais de cinco anos atrás pelo ornitólogo e professor da Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos), Martin Sander.

O pesquisador foi cientificamente apoiado pelo professor Joel Meyer, da Universidade de Campinas (Unicamp), que ressaltou existirem, do ponto de vista das aves migratórias, apenas duas possíveis portas de entrada do vírus da Influenza Aviária no País.

Uma delas localiza-se no Norte - as aves viriam do Alasca e atravessariam as Américas. Por essa rota, o vírus seria detectado antes, no Canadá ou nos Estados Unidos, e o Brasil teria um aviso prévio. A segunda porta, do Sul, é a mais perigosa, pois só saberíamos da chegada do vírus quando ele estivesse em território nacional.

Na ocasião do incêndio, três pesquisadores da Unisinos se encontravam na Estação Comandante Ferraz realizando esse trabalho: César Rodrigo dos Santos, Aparecida Brusamarello Basler e Gabriela Werle. Segundo um deles, só houve tempo para pegar a roupa do corpo e alguns pertences de mão. Ou seja: todas as pesquisas (que os três realizavam desde outubro de 2011) foram perdidas. E, no momento, o trabalho de monitoria se encontra interrompido.

Informações de Avisite.

Deixe seu coment�rio

Site Seu blog ou p�gina pessoal


1. Os sites do Sistema Fiep incentivam a pr�tica do debate respons�vel. S�o abertos a todo tipo de opini�o. Mas n�o aceitam ofensas. Ser�o deletados coment�rios contendo insulto, difama��o ou manifesta��es de �dio e preconceito;
2. S�o um espa�o para troca de id�ias, e todo leitor deve se sentir � vontade para expressar a sua. N�o ser�o tolerados ataques pessoais, amea�as, exposi��o da privacidade alheia, persegui��es (cyber-bullying) e qualquer outro tipo de constrangimento;
3. Incentivamos o leitor a tomar responsabilidade pelo teor de seus coment�rios e pelo impacto por ele causado; informa��es equivocadas devem ser corrigidas, e mal entendidos, desfeitos;
4. Defendemos discuss�es transparentes, mas os sites do Sistema Fiep n�o se disp�em a servir de plataforma de propaganda ou proselitismo, de qualquer natureza. e
5. Dos leitores, n�o se cobra que concordem, mas que respeitem e admitam diverg�ncias, que acreditamos pr�prias de qualquer debate de id�ias.

 Aceito receber comunica��o da Fiep e seus parceiros por e-mail
 
Av. Comendador Franco, 1341 - Jardim Botânico - 80215-090
Fone: 41 3271 7900
Fax: 41 3271 7647
observatorios@fiepr.org.br
  • Twitter
  • Facebook
  • Youtube