Blog

Observatórios

Acompanhe nas redes sociais:
  • Twitter
  • Facebook
  • Youtube

Schmallenberg Virus: Primeiras imagens de cordeiros afetados

Publicado em 28/02/2012

"Os produtores europeus estão se preparando para a pior estação de nascimento de cordeiros, após o surto de uma doença mortal causada pelo vírus Schmallenberg. O vírus é transmitido por inse ..."
Os produtores europeus estão se preparando para a pior estação de nascimento de cordeiros, após o surto de uma doença mortal causada pelo vírus Schmallenberg. O vírus é transmitido por insetos e causa deformidades e mortalidade em cordeiros quando a ovelha é infectada durante a prenhez. Uma deformidade congênita comum que ocorre é a junção dos membros dos cordeiros.

clique para ampliar clique para ampliar Ovelha cheira prole infectada pelo vírus Schmallenberg (Fonte: IBTimes).

Assim como a espécie ovina, outros animais de produção são afetados pelo vírus, como bovinos e caprinos. Nestes animais a doença é caracterizada por febre, diarréia e aborto.

Casos de Schmallenberg já foram confirmados em 83 fazendas localizadas no Reino Unido, muitas outras propridades já foram infectadas no norte da Europa, França, Alemanha e Holanda.

clique para ampliar clique para ampliar Forma contorcida de um cordeiro morto revela a natureza mortal do vírus Schmallenberg (Fonte: IBTimes)

Não houve relatos de transmissão do vírus para humanos, embora o Centro Europeu de Prevenção e Controle de Doenças não exclua a possibilidade de risco de infecção humana.

De acordo com o Departamento de Meio Ambiente e Assuntos Rurais (Defra) do Ministério da Agricultura do Reino Unido, os novos casos estão em áreas com alta densidade de animais, por isso são esperados mais notificações da doença em curto espaço de tempo.

Informações de Internacional Business Time.

Deixe seu coment�rio

Site Seu blog ou p�gina pessoal


1. Os sites do Sistema Fiep incentivam a pr�tica do debate respons�vel. S�o abertos a todo tipo de opini�o. Mas n�o aceitam ofensas. Ser�o deletados coment�rios contendo insulto, difama��o ou manifesta��es de �dio e preconceito;
2. S�o um espa�o para troca de id�ias, e todo leitor deve se sentir � vontade para expressar a sua. N�o ser�o tolerados ataques pessoais, amea�as, exposi��o da privacidade alheia, persegui��es (cyber-bullying) e qualquer outro tipo de constrangimento;
3. Incentivamos o leitor a tomar responsabilidade pelo teor de seus coment�rios e pelo impacto por ele causado; informa��es equivocadas devem ser corrigidas, e mal entendidos, desfeitos;
4. Defendemos discuss�es transparentes, mas os sites do Sistema Fiep n�o se disp�em a servir de plataforma de propaganda ou proselitismo, de qualquer natureza. e
5. Dos leitores, n�o se cobra que concordem, mas que respeitem e admitam diverg�ncias, que acreditamos pr�prias de qualquer debate de id�ias.

 Aceito receber comunica��o da Fiep e seus parceiros por e-mail
 
Av. Comendador Franco, 1341 - Jardim Botânico - 80215-090
Fone: 41 3271 7900
Fax: 41 3271 7647
observatorios@fiepr.org.br
  • Twitter
  • Facebook
  • Youtube