Blog

Observatórios

Acompanhe nas redes sociais:
  • Twitter
  • Facebook
  • Youtube

Aumento dos casos do vírus Schmallenberg coloca Rússia em alerta

Publicado em 02/02/2012

" O Instituto Alemão de Pesquisa em Saúde Animal confirmou que 186 fazendas na Alemanha foram atingidas pelo vírus Schmallenberg (SBV) desde novembro de 2011. Em 172 destas fazendas, ..."

clique para ampliar clique para ampliar Onze fazendas com casos confirmados do vírus Schmallenberg foram identicadas no Reino Unido.         Fonte: FWI

O Instituto Alemão de Pesquisa em Saúde Animal confirmou que 186 fazendas na Alemanha foram atingidas pelo vírus Schmallenberg (SBV) desde novembro de 2011. Em 172 destas fazendas, ovelhas foram infectadas. Bélgica, Holanda, França e Reino Unido também já registraram casos da doença.

O número de casos de SBV tem aumentado rapidamente. Na Holanda, a doença já foi confirmada em mais de 85 fazendas. A Bélgica registrou 62 incidentes da doença, enquanto, a França apenas dois. O Reino Unido confirmou, recentemente, onze casos.

No dia 17 de janeiro, a Rússia, preocupada com alastramento do vírus por outros países europeus e, até mesmo, pelos integrantes da Comunidade de Estados Independentes, decretou o embargo à importação de carnes ovina e caprina e seus derivados provenientes da Alemanha, Países Baixos e Bélgica.

Posteriormente, no dia 1º de fevereiro, a vigilância veterinária russa embargou também a importação de ovinos e caprinos vivos originários da França e do material genético obtido desses animais.  Além disso, a Rússia decretou um embargo temporário à importação de bovinos vivos provenientes da Alemanha, Países Baixos, Bélgica e França.

O Servico Federal de Controle Veterinário e Fitosanitário, Rosselkhoznadzor, ofereceu à União Europeia a ajuda de virologistas russos para realizar pesquisas conjuntas sobre a biologia do novo vírus e elaborar um sistema de medidas eficazes para o diagnóstico e combate à doença por ele causada.

"Apesar da gravidade da doença, que já atingiu cinco países da União Europeia, e da falta de conhecimentos sobre a biologia do novo vírus e riscos epidêmicos, a União Europeia não tomou providências para limitar a  circulação de animais provenientes das regiões afetadas pela doença", afirma o Rosselkhoznadzor.


Fonte: Portal DBO, Diário da Rússia, Gazeta Russa, Farmers Weekly (FWI).

Deixe seu coment�rio

Site Seu blog ou p�gina pessoal


1. Os sites do Sistema Fiep incentivam a pr�tica do debate respons�vel. S�o abertos a todo tipo de opini�o. Mas n�o aceitam ofensas. Ser�o deletados coment�rios contendo insulto, difama��o ou manifesta��es de �dio e preconceito;
2. S�o um espa�o para troca de id�ias, e todo leitor deve se sentir � vontade para expressar a sua. N�o ser�o tolerados ataques pessoais, amea�as, exposi��o da privacidade alheia, persegui��es (cyber-bullying) e qualquer outro tipo de constrangimento;
3. Incentivamos o leitor a tomar responsabilidade pelo teor de seus coment�rios e pelo impacto por ele causado; informa��es equivocadas devem ser corrigidas, e mal entendidos, desfeitos;
4. Defendemos discuss�es transparentes, mas os sites do Sistema Fiep n�o se disp�em a servir de plataforma de propaganda ou proselitismo, de qualquer natureza. e
5. Dos leitores, n�o se cobra que concordem, mas que respeitem e admitam diverg�ncias, que acreditamos pr�prias de qualquer debate de id�ias.

 Aceito receber comunica��o da Fiep e seus parceiros por e-mail
 
Av. Comendador Franco, 1341 - Jardim Botânico - 80215-090
Fone: 41 3271 7900
Fax: 41 3271 7647
observatorios@fiepr.org.br
  • Twitter
  • Facebook
  • Youtube