Blog

Observatórios

Acompanhe nas redes sociais:
  • Twitter
  • Facebook
  • Youtube
Enquete

O que achou do novo blog?

Cadastre-se

e receba nosso informativo

Instituto Ekos Brasil e Algae Biotecnologia realizam Seminário Microalgas

Publicado em 11/06/2013

O evento contou com a presença de cerca de 80 participantes incluindo representantes da academia e de diversos setores industriais - sucroenergético, petróleo, cimentos, nutrição animal, geração de energias renováveis, entre outros.
clique para ampliar clique para ampliarSergio Goldemberg, da Algae Biotecnologia (Foto: Instituto Ekos)

No último dia 05 de junho, o Instituto Ekos Brasil realizou em São Paulo o II Seminário Microalgas; o evento contou com a presença de cerca de 80 participantes incluindo representantes de diversos setores industriais – sucroenergético, petróleo, cimentos, nutrição animal, geração de energias renováveis, entre outros – além de acadêmicos de universidades envolvidas em projetos de pesquisa e desenvolvimento tecnológico neste setor. Estiveram presentes também representantes do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação, agências de fomento à pesquisa e desenvolvimento e câmaras de comércio internacionais.

Esta é a segunda edição do evento, realizado anteriormente em Julho de 2010. Segundo Ana Cristina Moeri, diretora do Instituto Ekos Brasil, o tema atrai cada vez mais a atenção do empresariado e comunidade científica brasileira, pelo seu alto potencial econômico: “Microalgas não são hoje somente uma promessa para o futuro, mas uma realidade que já está se traduzindo em projetos reais de investimento”, afirma Ana Cristina.

Empresas atuantes no setor, como a Petrobrás e Algae Biotecnologia tiveram a oportunidade de apresentar seus respectivos projetos na área de produção de biodiesel de microalgas. Sergio Goldemberg, Gerente-Técnico da Algae, deixou claro: “É necessário ainda vencer alguns gargalos tecnológicos, mas o escalonamento previsto dos projetos entre 2014-2016 deverá já permitir a implantação de unidades comerciais de biocombustíveis a partir daí”.

O setor de Nutrição Animal atraiu a atenção de empresas interessadas na inserção de biomassa de microalgas como componente de rações animais. Moira Nunes, consultora em aquicultura e palestrante no evento, apresentou um quadro promissor nesta área: “As empresas fabricantes de ração animal buscam soluções urgentes para a substituição de farinha e de óleo de peixe. Microalgas são ricas em proteínas e óleos que podem perfeitamente cumprir este papel”.

A aplicação de microalgas na área de remediação ambiental já atrai investimentos de setores privados. A InterCement, holding para os negócios de cimento do Grupo Camargo Corrêa anunciou que executará entre 2013 e 2017 um projeto de pesquisa e desenvolvimento para biofixação de emissões de CO2 em uma de suas unidades de produção. Adriano Nunes, Diretor de Inovação e Sustentabilidade da InterCement afirmou que a empresa tem um forte compromisso de desenvolvimento de novas tecnologias que permitam a redução do impacto da produção de cimentos no meio ambiente e que este projeto utilizando microalgas seguramente contribuirá neste sentido. A InterCement se associou à Algae Biotecnologia, UFSCar (Universidade Federal de São Carlos) e UFSM (Universidade Federal de Santa Maria) para a execução deste projeto.

“Pretendemos prosseguir com a realização dos Seminários Microalgas, refletindo a expansão deste setor na economia nacional” afirma Ana Cristina Moeri, revelando seu otimismo em relação ao futuro.

Sobre o Instituto Ekos Brasil: O Instituto Ekos Brasil é uma organização sem fins lucrativos da sociedade civil criada em 2001 para preservação da biodiversidade e promoção da sustentabilidade.

Sobre a Algae Biotecnologia: a Algae é uma empresa nacional, integrante do Grupo Ecogeo, pioneira na América Latina no desenvolvimento de sistemas de produção de microalgas para aplicações nas áreas de biocombustíveis, nutrição animal e remediação ambiental.

Fonte: Instituto Ekos Brasil - contato: Marina Cereja - (11) 97397-4370

Microalgas no Paraná

No Paraná, um grupo intitulado "Criação de Redes em Biotecnologia - temática microalgas" tem a proposta de criação de uma Rede em Biotecnologia, direcionada para a temática microalgas. Este trabalho é parte do estudo de prospecção de futuro do Sistema Fiep, através dos Observatórios Sesi/Senai/IEL, "Rotas Estratégicas para o Futuro da Indústria Paranaense", que, entre outros setores industriais, apontou a biotecnologia aplicada às indústrias agrícola e florestal como promissora para o estado do Paraná. Para mais informações, entre em contato através do e-mail observatorios.rota.biotecagroflorestal@fiepr.org.br.

Deixe seu coment�rio

Site Seu blog ou p�gina pessoal


1. Os sites do Sistema Fiep incentivam a pr�tica do debate respons�vel. S�o abertos a todo tipo de opini�o. Mas n�o aceitam ofensas. Ser�o deletados coment�rios contendo insulto, difama��o ou manifesta��es de �dio e preconceito;
2. S�o um espa�o para troca de id�ias, e todo leitor deve se sentir � vontade para expressar a sua. N�o ser�o tolerados ataques pessoais, amea�as, exposi��o da privacidade alheia, persegui��es (cyber-bullying) e qualquer outro tipo de constrangimento;
3. Incentivamos o leitor a tomar responsabilidade pelo teor de seus coment�rios e pelo impacto por ele causado; informa��es equivocadas devem ser corrigidas, e mal entendidos, desfeitos;
4. Defendemos discuss�es transparentes, mas os sites do Sistema Fiep n�o se disp�em a servir de plataforma de propaganda ou proselitismo, de qualquer natureza. e
5. Dos leitores, n�o se cobra que concordem, mas que respeitem e admitam diverg�ncias, que acreditamos pr�prias de qualquer debate de id�ias.

 Aceito receber comunica��o da Fiep e seus parceiros por e-mail
 
Av. Comendador Franco, 1341 - Jardim Botânico - 80215-090
Fone: 41 3271 7900
Fax: 41 3271 7647
observatorios@fiepr.org.br
  • Twitter
  • Facebook
  • Youtube