Blog

Observatórios

Acompanhe nas redes sociais:
  • Twitter
  • Facebook
  • Youtube

Cadastre-se

e receba nosso informativo

Talk Show Automotivo: especialistas debatem o perfil dos profissionais para um futuro próximo

Publicado em 02/10/2015

"Não duvido que em pouco tempo os 'mecânicos de carros' serão conhecidos como 'eletrônicos' de automóveis, avaliou o especialista do Senai, Otávio Derenievicki

Fonte: Denise Morini para Agência Fiep

Meio ambiente, inovação, formação, tecnologia e processo. Conceitos que, integrados, permeiam o futuro do setor automotivo. A partir destas vertentes, os Observatórios Sesi, Senai, IEL convidaram especialistas para discutir os perfis profissionais do futuro deste segmento. O encontro foi realizado na unidade do Sistema Fiep do Boqueirão, onde funcionam  os cursos Técnicos e de Aprendizagem da área Automotiva.

Entre os especialistas, figuraram profissionais da área de Recursos Humanos, como Heide Castro (Etos Consultoria) e Silvana Pampu (Renault). Representando a indústria, os empresário Nelson Hubner (Hubner), Edsel Schwarz (Metalúrgica Schwarz). Na área de tecnologia para a indústria, Marcelo Rodrigues (Siemens) e como representação do tema educação e formação, Carlos Cziulik (UTFPR) e Otávio Otávio Derenievicki (Senai - Automotiva). 

Talk Show

Como tendências deste setor, a gerente dos Observatórios Sesi, Senai, IEL, Marilia de Souza, apresentou exemplos de uso de materiais mais leves em substituição ao metal, novos usos para materiais utilizados atualmente – como um para-brisa que assume o papel de painel de controle – e o uso da nanotecnologia, como por exemplo no revestimento da pintura de um carro para repelir a sujeira. Para o desenvolvimento de novas características neste setor, serão necessários conhecimentos nas áreas de TIC (Tecnologia da Informação e Comunicação), Metalmecânica, Energia e Meio Ambiente.

“Há pesquisas que apontam que a indústria brasileira tem baixa produtividade. Mas não temos as mesmas condições de equipamentos e tecnologias aqui e em países mais ricos. Não é uma comparação honesta e por isso é importante entendermos as tendências, para buscarmos uma aproximação desta nova realidade”, disse Nelson Hübner, industrial do setor Metalmecânico.

Para o professor da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), Carlos Cziulik, o momento pede atenção e ousadia. “Nós, na universidade, temos buscado essa aproximação da indústria e com isso temos tido a coragem para fechar alguns cursos que não fazem sentido para um futuro próximo”, disse.

Talk

Além da discussão sobre os perfis profissionais, o talk show do setor automotivo promoveu um encontro entre diferentes atores que atuam hoje na cadeia automotiva. “Este é um momento de encontro, para nossos alunos e professores, com pessoas que compõem os diversos elos da cadeia automotiva, como ambiental, técnica, social e inovação. Estamos trazendo para estes estudantes a experiência de quem vive esta realidade, ao mesmo tempo em que mostramos a estes profissionais a forma como trabalhamos aqui, neste curso de formação”, afirmou o diretor do Senai no Paraná, Marco Secco.

“É fundamental buscarmos esse conhecimento de especialistas e da indústria, para não ficarmos obsoletos. Não duvido que em pouco tempo os ‘mecânicos de carros’ serão conhecidos como ‘eletrônicos de automóveis’”, avaliou ao final do encontro o coordenador de Educação do Senai Boqueirão, Otávio Derenievicki.

Apesar da distância que há entre o cenário apresentado e a realidade do setor automotivo – quanto a processos, inovação e profissionais – a gerente dos Observatórios é otimista em relação à construção deste caminho. “Quando identificamos problemas, é porque já estamos muito próximos da solução. E posso afirmar que há muita coisa boa pela frente”, finalizou Marilia de Souza.

Av. Comendador Franco, 1341 - Jardim Botânico - 80215-090
Fone: 41 3271 7900
Fax: 41 3271 7647
observatorios@fiepr.org.br
  • Twitter
  • Facebook
  • Youtube