Observatórios

Acompanhe nas redes sociais:

Cadastre-se

e receba nosso informativo

Graduação em Engenharia Automotiva da UFPR terá primeiro vestibular em 2015

Publicado em 18/12/2014

Oportunidade para a indústria de investimento em Pesquisa & Desenvolvimento

Por Aline Bortoluzzi

No vestibular de 2015, a UFPR ofertará o primeiro curso de graduação de Engenharia Automotiva do estado do Paraná. As aulas devem ter início no primeiro semestre de 2016, sendo 100 novas vagas oferecidas anualmente.

No momento, o curso convida empresas e indústrias do Setor para parcerias na aquisição de itens dos laboratórios. A oportunidade existe em alinhamento com a Política Pública Federal do Inovar-Auto, que dá incentivos fiscais à empresas que invistam em Engenharia e Pesquisa & Desenvolvimento.

A Comissão de implantação do curso e outros pesquisadores realizaram, em abril de 2013, visitas à Universidades da França e de Londres, referências na área. No início de 2014 foi definido, juntamente com o Grupo de Trabalho do Setor Automotivo Observatórios SESI/SENAI/IEL, o perfil do egresso e a grade curricular do curso. A grade curricular dá ênfase em alguns temas altamente demandados, como sustentabilidade, vivências internacionais, competições, estágio dentro da indústria, observação do Setor Industrial, entre outros.

O Curso também já conta com o terreno e instalações dos laboratórios. Trata-se das antiga planta de uma indústria do Setor Automobilístico, totalizando numa área de 100 mil m² e 20 mil m² de área construída, situada em Piraquara, Região Metropolitana de Curitiba. O curso também já possui endereço de Departamento, no Centro Politécnico da UFPR - Bloco de Tecnologia.

Coment�rios

- Deixe seu coment�rio
por Aline Bortoluzzi - Segunda-feira, 14 de Setembro de 2015 - 09:37:20 - Comentar

Ol? Juli. O curso j? est? aprovado internamente na UFPR e est? aguardando recursos do MEC para ser lan?ado. Ao contr?rio do que previa a not?cia, o curso n?o entrou na chamada de vestibular de 2015. H? um Grupo de Trabalho nos Observat?rios, em conjunto com a Comiss?o da UFPR com objetivo de realizar a??es conjuntas para a implementa??o da Gradua??o.

por Juli? - Domingo, 13 de Setembro de 2015 - 23:07:10 - Comentar

Ol?, gostaria de obter mais informa??es do curso de Engenharia Automotiva.
Obrigado

Deixe seu coment�rio

Site Seu blog ou p�gina pessoal

2. S�o um espa�o para troca de id�ias, e todo leitor deve se sentir � vontade para expressar a sua. N�o ser�o tolerados ataques pessoais, amea�as, exposi��o da privacidade alheia, persegui��es (cyber-bullying) e qualquer outro tipo de constrangimento;
4. Defendemos discuss�es transparentes, mas os sites do Sistema Fiep n�o se disp�em a servir de plataforma de propaganda ou proselitismo, de qualquer natureza. e
5. Dos leitores, n�o se cobra que concordem, mas que respeitem e admitam diverg�ncias, que acreditamos pr�prias de qualquer debate de id�ias.

Aceito receber comunica��o da Fiep e seus parceiros por e-mail

Av. Comendador Franco, 1341 - Jardim Botânico - 80215-090
Fone: 41 3271 7900