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Carro elétrico: Frota mundial já chegou aos 500.000 exemplares

Publicado em 14/07/2014

Ainda sem políticas para reduzir a carga tributária sobre híbridos e elétricos, Brasil segue na contramão da tendência mundial.

Fonte: Notícias Automotivas

Faz pouco mais de três anos que elétricos como Nissan Leaf e Chevrolet Volt passaram a ser fabricados em massa. De lá para cá, o volume de carros conectados a uma fonte externa subiu para 500.000 unidades em todo o mundo.

Com maior oferta e um custo menor de aquisição e manutenção em relação aos projetos anteriores, muitos consumidores passaram a considerar um veículo totalmente independente da gasolina. Ao longo desse tempo, constatou-se outro fator interessante.

Apesar da oferta de carros 100% elétricos ser ainda pequena, muitos consumidores acabaram naturalmente – e também por receio da baixa autonomia – adquirindo modelos híbridos do tipo plug-in. Nesse caso, muitos passaram a utilizar seus carros apenas com as baterias, recarregando-os em casa. Por isso existem relatos de tanques que duram bem mais de um mês ou até meses.

Só nos EUA, a aceitação dos híbridos plug-in já representa 40% das vendas do segmento, envolvendo também os puramente elétricos. Em 2013, o volume desse tipo de híbrido subiu 90% e alcançou em torno de 100.000 por ano. Desse total, Nissan Leaf, Chevrolet Volt e Tesla S conseguiram 22.000 emplacamentos cada um.

Enquanto o mundo segue em frente com o carro elétrico, o Brasil ainda está na contramão. Apesar de iniciativas privadas envolvendo empresas públicas, o governo ainda não definiu uma política para reduzir a enorme carga fiscal sobre híbridos e elétricos. Hoje em dia, um elétrico paga 25% de IPI, que somado aos 30% do IPI majorado e ao imposto de importação de 35%, teremos um acréscimo de 85% no valor original apenas em impostos.

Cenários

A oferta de combustíveis alternativos e renováveis está contemplada no estudo “Cenários da Indústria Automotiva: Região Metropolitana de Curitiba 2020”. O aumento da oferta desses combustíveis é a hipótese mais apontada pela indústria automotiva, bem como o cenário mais desejado por ela.

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