Blog

Observatórios

Acompanhe nas redes sociais:
  • Twitter
  • Facebook
  • Youtube

Cadastre-se

e receba nosso informativo

Tesla terá fábrica gigante na China, mas não explica quanto vai pagar por ela

Publicado em 19/07/2018

Primeira planta da companhia fora dos EUA será capaz de fazer 500 mil carros por ano

Fonte: Automotive Business

A Tesla anunciou sua segunda fábrica no mundo, primeira fora dos Estados Unidos. A montadora de carros elétricos produzirá carros na China nos próximos anos, conforme prevê em acordo assinado por autoridades locais e por Elon Musk, CEO da companhia, em 10 de julho. O plano é instalar no país capacidade para fazer 500 mil veículos por ano, volume que vai dobrar o potencial que a companhia já tem na Califórnia.

A fábrica chinesa ficará em Xangai e ampliará a presença da Tesla no maior mercado automotivo do mundo, evitando as taxas de importação do país para automóveis feitos nos Estados Unidos. O plano é começar a construção nos próximos meses, assim que todos os documentos necessários estiverem prontos, e inaugurar a operação daqui a dois anos. A montadora calcula que precisará de mais três anos até alcançar a produção de meio milhão de carros. Algo que deve ficar para perto de 2024.

A instalação da fábrica inaugura uma nova era para a indústria automotiva chinesa, com empresas estrangeiras que detêm 100% do controle da unidade produtiva no país, sem joint venture com o governo. O empreendimento é fruto de mais de um ano de negociações e, segundo as autoridades, inclui também planos de pesquisa e desenvolvimento locais.

TESLA SÓ NÃO EXPLICOU DE ONDE VIRÁ O INVESTIMENTO

O projeto é um salto importante para a Tesla não só por firmar a presença da marca em um grande mercado para veículos elétricos, mas também pelo ritmo da operação. Atualmente a produção da marca não passa de 100 mil carros por ano. Com os esforços para acelerar o passo em 2018, a empresa conseguiu encerrar o primeiro semestre com 88 mil unidades saídas das linhas de montagem. Será um desafio para a companhia gerenciar a produção nos Estados Unidos e na China ao mesmo tempo.

Outro ponto importante é o investimento que a empresa fará para erguer fábrica no país asiático, montante que estrategicamente não foi revelado. O governo de Xangai apontou que apoia totalmente o projeto e que poderá ajudar a reduzir o custo do capital para a empresa - provavelmente com juros subsidiados a valores mais baixos.

A questão é que os próprios acionistas da Tesla estão curiosos para entender qual será a manobra financeira usada pela companhia. A Tesla só teria US$ 2,7 bilhões em caixa após uma série de prejuízos acumulados nos últimos meses com o fracasso para aumentar a produção do Model 3, carro mais barato da marca que deveria ter alto volume de vendas, mas que por enquanto só conseguiu garantir uma longa fila de espera.

Av. Comendador Franco, 1341 - Jardim Botânico - 80215-090
Fone: 41 3271 7900
Fax: 41 3271 7647
observatorios@fiepr.org.br
  • Twitter
  • Facebook
  • Youtube