Blog

Observatórios

Acompanhe nas redes sociais:
  • Twitter
  • Facebook
  • Youtube

Cadastre-se

e receba nosso informativo

Evento Transformação Digital traz tecnologias da Indústria 4.0 em cases de empresas

Publicado em 10/05/2018

Realizado pela PUCPR, levantou debate sobre o perfil inovador e empreendedor dos profissionais em formação

Fonte: PUCPR e Observatório Sistema Fiep

O evento Transformação Digital, promovido pela Escola Politécnica da PUCPR, entre 18 e 19 de abril, trouxe ideias de inovações para o setor industrial a partir de novidades em tecnologias da indústria 4.0, discutidas entre comunidade acadêmica, governamental e empresarial.

O Evento levantou debate sobre o perfil inovador e empreendedor dos profissionais em formação, bem como, como as instituições devem estar preparadas para essa tendência e realizar a formação em parceria com o setor produtivo. O tema se apresentou também nos termos empresa conectada, fábricas inteligentes, manufatura avançada ou manufatura inteligente. Sendo composta, basicamente, por 9 pilares: robótica autônoma e colaborativa, integração de sistemas, internet das coisas, simulação, manufatura aditiva, computação em nuvem, realidade aumentada, Big Data e segurança cibernética.

clique para ampliarVictor Teles ? Gerente executivo América da Festo do Brasil, Professor Waldemiro Gremski ? Reitor da PUCPR, Professor Neri dos Santos ? Decano da Escola Politécnica e Jorge Rosa ? Regional Business Leader da Rockwell Automation. (Foto: PUCPR)

Cerca de 14 empresas renomadas apresentaram seus cases em apresentações de 20 minutos, finalizadas com um debate sobre o tema abordado. Entre os representantes, participaram Jorge Rosa, Regional Business Leader da Rockwell Automation, apoiadora do evento, e Victor Teles da Festo do Brasil, Gerente executivo América da Festo do Brasil, hoje parceira conveniada da PUCPR. Representantes do setor produtivo também trouxeram seus cases, como Totvs do Brasil, Pollux Automation, Volvo e Bosch. O reitor da PUCPR, Waldemiro Gremski, também esteve presente na abertura do evento.

O Observatório Sistema Fiep participou da programação do evento, com a apresentação Perfis Profissionais para o Futuro da Indústria Paranaense: Um olhar sobre as Indústria 4.0, feita pela especialista Raquel Valença.

Para saber mais sobre o projeto Perfis Profissionais para o Futuro da Indústria Paranaense, clique aqui.

Confira mais fotos do evento no link, clicando aqui.

Av. Comendador Franco, 1341 - Jardim Botânico - 80215-090
Fone: 41 3271 7900
Fax: 41 3271 7647
observatorios@fiepr.org.br
  • Twitter
  • Facebook
  • Youtube