Blog

Observatórios

Acompanhe nas redes sociais:
  • Twitter
  • Facebook
  • Youtube

Cadastre-se

e receba nosso informativo

Ford investe em manufatura para o novo EcoSport

Publicado em 11/08/2017

Planta de Camaçari apresenta novas tecnologias de alta precisão
Fonte: Automotive Business

Há dois anos a fábrica de Ford em Camaçari (BA) vem se preparando para produzir o novo EcoSport. Desde março, a planta opera em três turnos como preparação para o lançamento. Entre as novidades, estão diversos sistemas de manufatura, como o de medição a laser para montagem da carroceria. A nova tecnologia oferece alta precisão nos parâmetros de montagem (veja vídeo abaixo). 

Denominado Net Forming & Piercing, o sistema laser é similar ao utilizado pela Ford para a produção do Mustang na planta de Flat Rock, nos Estados Unidos. Ele escaneia cada peça de forma individual e por meio de cálculos vetoriais, fornece aos robôs os pontos exatos para a sua furação.

“O Novo EcoSport é o segundo veículo no mundo, depois do Mustang, a utilizar esse processo. Ele elimina eventuais variações dimensionais nas peças e traz uma precisão maior na montagem, com tolerâncias de menos de meio milímetro”, diz o gerente do Complexo Industrial Ford Nordeste, Silvio Illi.

A fábrica também recebeu 22 novas máquinas robotizadas na área de carroceria, novos manipuladores e equipamentos na linha de montagem, gerando um amplo programa de treinamento para os trabalhadores. Na estamparia, cujas prensas automatizadas de alta capacidade para 800 peças/hora, foram instalados novos ferramentais para a produção de peças mais complexas, como o capô, teto solar e painéis de portas do EcoSport. A linha de montagem ganhou novo layout, o que melhorou o fluxo e o sequenciamento de peças. Os pneus, por exemplo, são abastecidos por um novo transportador aéreo com sistema de caracol e novos braços pneumáticos foram adotados para a instalação de itens como teto solar, capô e radiador.

O gerenciamento da qualidade tem agora um sistema à prova de erro que reconhece o veículo sendo montado na linha e, por meio de luzes, direciona o operador para as peças corretas a serem utilizadas. O sistema faz ao mesmo tempo o controle de estoque e avisa se uma peça errada for retirada. Além disso, antenas de radiofrequência instaladas na linha para ativam automaticamente o sistema de monitoramento de pressão dos pneus – item de série em todas as versões do Novo EcoSport. Para checar a parte eletrônica e a arquitetura elétrica do veículo é usado um sistema avançado de programação, ajuste e diagnóstico, chamado ECATS.

“Com o investimento feito em manufatura, tecnologia e treinamento, tudo contribui para a fábrica funcionar como um relógio. O Novo EcoSport é um dos melhores lançamentos que já fizemos, com um grande entrosamento entre todas as áreas envolvidas e estamos preparados para acelerar a produção”, completa Illi.
Av. Comendador Franco, 1341 - Jardim Botânico - 80215-090
Fone: 41 3271 7900
Fax: 41 3271 7647
observatorios@fiepr.org.br
  • Twitter
  • Facebook
  • Youtube