Blog

Observatórios

Acompanhe nas redes sociais:
  • Twitter
  • Facebook
  • Youtube

Cadastre-se

e receba nosso informativo

MCTI terá comitê voltado à promoção da igualdade de gênero

Publicado em 09/12/2015

A decisão foi anunciada durante conferência livre com o tema "Mulheres na ciência"

Fonte: Anpei

O Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) vai criar um comitê interno para discutir a promoção da igualdade de gênero nas políticas da área. A decisão foi anunciada durante conferência livre com o tema "Mulheres na ciência", realizada na sede da Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP), em Brasília, com videoconferência direta com os institutos de pesquisa do Ministério.

"As políticas nesse sentido que a gente vem desenvolvendo pontualmente serão reunidas num pacote, que será validado pelo comitê", disse a assessora da Subsecretaria de Coordenação das Unidades de Pesquisa (Scup/MCTI) Ludmila Brito Ribeiro. Ela citou como exemplo das ações concretizadas o Prêmio Construindo a Igualdade de Gênero, parceria com o Ministério da Educação (MEC) e a então Secretaria de Políticas para Mulheres da Presidência da República (SPM/PR). "O objetivo é perceber, da ponta, se essas iniciativas promovem a igualdade sob esse ponto de vista."

Promovido pelo MCTI em 02 de dezembro, o evento foi aberto pela diretora do Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (Ibict/MCTI), Cecília Leite, representando a secretária executiva da Pasta, Emília Ribeiro. Na ocasião, também foram discutidas políticas públicas e a formalização de um plano de ações do programa Mulheres na Ciência para o próximo quadriênio, entre outras questões.

O MCTI integra o Conselho Nacional de Direitos da Mulher (CNDM,) o que o coloca no centro do Programa de Monitoramento de Políticas para as Mulheres (PNPM).

Para Cecília, o diálogo foi enriquecedor. "Saio desse encontro muito melhor do que entrei. Eu me vi em cada fala das mulheres aqui presentes. Como mencionado, o Ibict é sim um instituto bastante feminino, devido ao expressivo número de servidoras e colaboradoras, algo que eu considero um elogio, uma vez que as mulheres que aqui trabalham são extremamente guerreiras, responsáveis e inovadoras", ressaltou.

Av. Comendador Franco, 1341 - Jardim Botânico - 80215-090
Fone: 41 3271 7900
Fax: 41 3271 7647
observatorios@fiepr.org.br
  • Twitter
  • Facebook
  • Youtube