Blog

Observatórios

Acompanhe nas redes sociais:
  • Twitter
  • Facebook
  • Youtube

Cadastre-se

e receba nosso informativo

Bosch e Tomtom firmam parceria para desenvolver mapas de precisão

Publicado em 04/08/2015

No futuro, o recurso será usado em veículos altamente automatizados

Fonte: Automotive Business

A Bosch e a Tomtom estão trabalhando em conjunto para desenvolver mapas de alta precisão para aplicação em carros autônomos. A tecnologia já está em teste em veículos com a tecnologia que rodam em caráter experimental em estradas na Alemanha e nos Estados Unidos.

A cooperação prevê que a Bosch se baseie em seu trabalho de engenharia de sistemas para definir as especificações que dos mapas. Já a Tomtom utiliza as determinações da companhia para desenvolver os recursos cartográficos. A ideia é que, até o fim deste ano, carros que não demandam participação tão ativa do motorista rodem com os dispositivos desenvolvidos pela parceria em todas as estradas alemãs em testes.

A Bosch já trabalha há alguns anos no desenvolvimento de carros totalmente autônomos. A empresa já tem protótipos avançados, mas estima que a tecnologia só vai se tornar viável para o mercado a partir de 2025. Antes disso, no entanto, a companhia espera que versões que circulam de forma automatizada apenas em condições de estradas e rodovias vão se popularizar. É justamente para este momento que a fabricante espera a evolução da demanda por mapas de alta precisão, ferramenta tida como essencial para que os veículos autônomos operem plenamente.

A ideia é que estes mapas sejam muito mais exatos, com perfeição de decímetros. Além disso, o material cartográfico precisará ter mais camadas. A primeira delas é a tradicional, usada para traçar rotas de um ponto a outro com o trajeto a ser percorrido. Outra camada necessária é a de localização, que fornecerá dados que serão usados pelo carro automatizado para calcular sua posição dentro da faixa de rodagem e calcular mudanças e manobras. Para fazer isso, o sistema precisa definir a localização em relação à estrada e aos arredores, incluindo informações de sinais de trânsito, limites de velocidade, curvas e declives.

Av. Comendador Franco, 1341 - Jardim Botânico - 80215-090
Fone: 41 3271 7900
Fax: 41 3271 7647
observatorios@fiepr.org.br
  • Twitter
  • Facebook
  • Youtube