Blog

Observatórios

Acompanhe nas redes sociais:
  • Twitter
  • Facebook
  • Youtube

Cadastre-se

e receba nosso informativo

Internet é ferramenta importante para auxiliar na compra de veículos

Publicado em 31/07/2014

Cinco em cada dez brasileiros utilizam a ferramenta durante o processo

Fonte: Automotive Business

Cinco em cada dez consumidores brasileiros utilizam a internet para auxiliar na compra de veículos novos. O dado é do estudo Sales Satisfaction Index (SSI) Study Brasil 2014, que aponta a importância crescente desta ferramenta para o setor automotivo. A pesquisa mostra que entre os conteúdos mais acessados em páginas das fabricantes na internet, pesquisas sobre preços dos veículos é o item mais procurado, com 72% dos acessos, busca por informações gerais somam 70%, enquanto 69% utilizaram ferramentas para comparar modelos. Montar seu próprio veículo e informações sobre financiamento aparecem com 56% e 38% dos acessos, respectivamente.

Segundo a consultoria J.D. Power, há um aumento constante do uso das tecnologias na indústria automotiva em três áreas distintas: pelo consumidor, com o uso da internet na hora da escolha e para compartilhar experiências; nas concessionárias, por meio de tablets com o objetivo de agilizar as negociações e facilitar os processos de pós-venda e nas montadoras, com a adoção cada vez mais frequente de novos recursos tecnológicos nos veículos, como Bluetooth, GPS, câmeras, sensores entre outros.

A tecnologia também impacta na percepção de qualidade do veículo. Para a consultoria, com a inclusão de novos recursos nos veículos, clientes reportam mais problemas relacionados à dificuldade em usar tais recursos do que os relacionados a defeitos de fabricação.

Na era da internet, as montadoras tendem a melhorar suas versões brasileiras de websites, equiparando com as versões internacionais, para oferecer mais imagens, listas mais claras dos recursos disponíveis nos veículos e com mais opções interativas, como ‘monte seu veículo & preço’. Além disso, a J.D. Power aponta que as páginas das marcas de veículos devem trabalhar com conjunto com os das concessionárias e dispor de informações atualizadas como estoques ou em qual delas está o veículo de interesse do consumidor, aumentando o tráfego do showroom.

Uma pesquisa equivalente realizada nos Estados Unidos no ano passado mostrou a importância de dar maior relevância também às redes sociais: de acordo com o Sales Satisfaction Index (SSI) Study EUA 2013, entre 8% dos clientes que postaram sobre suas experiências de compra de veículos, 86% foram de citações positivas relacionadas à fabricante.

Sobre concessionárias, o estudo norte-americano Customer Service Index (CSI) Study EUA 2014 diz que consultores de serviços daquele país estão iniciando o uso de tablets para facilitar processos em ações como acesso ao histórico do veículo, descrição do serviço a ser executado e apresentação do preço estimado. O resultado tem impactado positivamente a satisfação do consumidor, aumentando em mais de 50 pontos em uma escala de 1 mil pontos.

Deixe seu coment�rio

Site Seu blog ou p�gina pessoal


1. Os sites do Sistema Fiep incentivam a pr�tica do debate respons�vel. S�o abertos a todo tipo de opini�o. Mas n�o aceitam ofensas. Ser�o deletados coment�rios contendo insulto, difama��o ou manifesta��es de �dio e preconceito;
2. S�o um espa�o para troca de id�ias, e todo leitor deve se sentir � vontade para expressar a sua. N�o ser�o tolerados ataques pessoais, amea�as, exposi��o da privacidade alheia, persegui��es (cyber-bullying) e qualquer outro tipo de constrangimento;
3. Incentivamos o leitor a tomar responsabilidade pelo teor de seus coment�rios e pelo impacto por ele causado; informa��es equivocadas devem ser corrigidas, e mal entendidos, desfeitos;
4. Defendemos discuss�es transparentes, mas os sites do Sistema Fiep n�o se disp�em a servir de plataforma de propaganda ou proselitismo, de qualquer natureza. e
5. Dos leitores, n�o se cobra que concordem, mas que respeitem e admitam diverg�ncias, que acreditamos pr�prias de qualquer debate de id�ias.

 Aceito receber comunica��o da Fiep e seus parceiros por e-mail
 
Av. Comendador Franco, 1341 - Jardim Botânico - 80215-090
Fone: 41 3271 7900
Fax: 41 3271 7647
observatorios@fiepr.org.br
  • Twitter
  • Facebook
  • Youtube