Blog

Observatórios

Acompanhe nas redes sociais:
  • Twitter
  • Facebook
  • Youtube

Cadastre-se

e receba nosso informativo

Setor automotivo do PR impulsiona crescimento da produção industrial

Publicado em 10/04/2014

Paraná foi destaque e apresentou expansão de 18,4%, frente a 0,4% no cenário nacional.

Fonte: G1

A produção industrial do Paraná teve expansão de 18,4% em fevereiro deste ano e se destacou no cenário nacional, que apresentou expansão de 0,4% em comparação com janeiro. Conforme dados divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), nesta terça-feira (8), o crescimento se deve principalmente pelo setor de veículos automotores (59,6%), impulsionado, sobretudo, pela maior produção de caminhões, automóveis, caminhão-trator para reboques e semirreboques e chassis com motor para ônibus ou para caminhões. Com o avanço, o estado eliminou a perda de 15,9% registrada entre novembro de 2013 e janeiro de 2014.

Em todo o país, nove dos 14 locais pesquisados pelo Instituto apontaram taxas positivas com 12 apontando maior expansão sobre o índice de janeiro. O Amazonas foi o segundo estado que viu o setor crescer no mesmo período, com expansão de 4,7%. As outras localidades que registraram crescimento industrial em fevereiro são: Rio de Janeiro (1,0%), Goiás (0,8%), São Paulo (0,7%), Rio Grande do Sul (0,5%) e Santa Catarina (0,5%).

O Pará mostrou variação nula (0,0%). Por outro lado, registraram taxas negativas Espírito Santo (-4,3%) , Pernambuco (-3,9%), a região Nordeste (-1,7%), Ceará (-1,6%), Minas Gerais (-1,6%) e Bahia (-1,2%).

Outros setores apontados pelo IBGE que também favoreceram o crescimento no Paraná foram os de edição, impressão e reprodução de gravações (66,4%), de máquinas e equipamentos (13,4%) e de refino de petróleo e produção de álcool (10,1%).

Ao contrário disso, os setores alimentícios e de produtos químicos exerceram influências negativas mais importantes sobre o total da indústria paranaense. Conforme a pesquisa, eles foram pressionados, sobretudo, pela menor produção de farinhas e extração de óleo de soja bruto e refinado.

A tendência de crescimento da produção industrial automotiva paranaense concorda com uma das hipóteses do estudo "Cenários da Indústria Automotiva: Região Metropolitana de Curitiba 2020", que prevê aumento do valor de transformação industrial (VTI) automotivo na RMC em relação ao total.

Coment�rios

- Deixe seu coment�rio
por Paulo Roberto Santana Borges - Quinta-feira, 17 de Abril de 2014 - 00:27:01 - Comentar

O Paraná vem se destacando fortemente no setor industrial brasileiro, por isso precisamos de políticas públicas mais claras para o setor.


Deixe seu coment�rio

Site Seu blog ou p�gina pessoal


1. Os sites do Sistema Fiep incentivam a pr�tica do debate respons�vel. S�o abertos a todo tipo de opini�o. Mas n�o aceitam ofensas. Ser�o deletados coment�rios contendo insulto, difama��o ou manifesta��es de �dio e preconceito;
2. S�o um espa�o para troca de id�ias, e todo leitor deve se sentir � vontade para expressar a sua. N�o ser�o tolerados ataques pessoais, amea�as, exposi��o da privacidade alheia, persegui��es (cyber-bullying) e qualquer outro tipo de constrangimento;
3. Incentivamos o leitor a tomar responsabilidade pelo teor de seus coment�rios e pelo impacto por ele causado; informa��es equivocadas devem ser corrigidas, e mal entendidos, desfeitos;
4. Defendemos discuss�es transparentes, mas os sites do Sistema Fiep n�o se disp�em a servir de plataforma de propaganda ou proselitismo, de qualquer natureza. e
5. Dos leitores, n�o se cobra que concordem, mas que respeitem e admitam diverg�ncias, que acreditamos pr�prias de qualquer debate de id�ias.

 Aceito receber comunica��o da Fiep e seus parceiros por e-mail
 
Av. Comendador Franco, 1341 - Jardim Botânico - 80215-090
Fone: 41 3271 7900
Fax: 41 3271 7647
observatorios@fiepr.org.br
  • Twitter
  • Facebook
  • Youtube