Blog

Observatórios

Acompanhe nas redes sociais:
  • Twitter
  • Facebook
  • Youtube

Cadastre-se

e receba nosso informativo

AEA: airbag e ABS continuarão a avançar de forma gradual

Publicado em 13/12/2013

Megale diz que questões econômicas levaram governo a considerar a prorrogação
clique para ampliar>clique para ampliarAntonio Megale: A AEA, que participou da criação da lei, está surpresa com o adiamento. (Foto: Divulgação)

A AEA, Associação Brasileira de Engenharia Automotiva, que em 2009 foi uma das responsáveis pela criação da Resolução 311 do Conselho Nacional de Trânsito (Contran), que prevê a obrigatoriedade do uso de freios ABS e airbags dianteirospara 100% da produção nacional de veículos a partir de 2014, garante que foi pega de surpresa e está de braços cruzados diante do anúncio da provável postergação da lei (leia aqui). A entidade acredita que os sistemas de segurança continuarão a ser instalados de maneira gradual.

“Ficamos sabendo do adiamento, anunciado pelo ministro da Fazenda, Guido Mantega, através da imprensa. É uma decisão que foi tomada pelo governo sem questionar a AEA e as montadoras. A AEA, como uma entidade que apoia a evolução dos veículos, em níveis próximos dos europeus, espera que haja ao menos um avanço em 2014, e que mais de 60% (volume obrigatório atualmente) dos veículos sejam equipados com os sistemas. Agora, se serão 70% ou 80% dos veículos no primeiro ano, nós não sabemos”, comentou Antonio Megale, presidente da associação, em evento na quinta-feira, 12, em São Paulo.

Na avaliação de Megale, o governo se deu conta “um pouco tarde” de que haveria aumento no preço da versão de entrada dos veículos com a instalação do airbag e do ABS, algo em torno de R$ 1 mil a R$ 1,6 mil, de acordo com os cálculos que as montadoras repassaram para o governo. Fora isso, Mantega levou em conta que o IPI será elevado, que haverá dificuldades econômicas por conta da inflação, e que a descontinuação de modelos geraria volume grande de desempregos. “Na visão do governo, tudo isso diminuiria a rentabilidade das empresas, que poderiam retrair seus investimentos no Brasil.”

Megale, que também é diretor de relações governamentais da Volkswagen, diz que ainda não sabe qual será a reação das montadoras diante do adiamento, mas admite que elas já consideram manter veículos sem ABS e airbag em suas linhas.

No caso da Volkswagen, um dos modelos que pode continuar a ser produzido em São Bernardo do Campo (SP) é a Kombi. Segundo Megale, se for descontinuada no próximo dia 20, cerca de mil funcionários deverão ser demitidos, além de 3 mil indiretos. “Tenho certeza que a Volkswagen vai avaliar se vale a pena tirar os veículos de linha ou não, como a Kombi, que é a tonelada mais barata do Brasil.”

Para o Gol G4, outro veículo que deixaria de ser fabricado por causa da norma, o impacto seria bem menor, pois a sua linha não seria totalmente desativada. “Produzimos outros veículos por lá, como Saveiro, Polo e Gol G6. Portanto, os funcionários e ferramental seriam redistribuídos”, aponta.

Megale também ressaltou que atualmente mais de 60% dos veículos fabricados no País já levam os equipamentos. “As fabricantes sempre produzem com uma margem maior do que é exigido pela lei para conseguir atender com folga os volumes de vendas. Acredito que a grande maioria das empresas vai oferecer o item como opcional no ano que vem para não afetar o preço de entrada, mas poucos veículos não terão”, concluiu.

Fonte: Camila Franco, AB

Deixe seu coment�rio

Site Seu blog ou p�gina pessoal


1. Os sites do Sistema Fiep incentivam a pr�tica do debate respons�vel. S�o abertos a todo tipo de opini�o. Mas n�o aceitam ofensas. Ser�o deletados coment�rios contendo insulto, difama��o ou manifesta��es de �dio e preconceito;
2. S�o um espa�o para troca de id�ias, e todo leitor deve se sentir � vontade para expressar a sua. N�o ser�o tolerados ataques pessoais, amea�as, exposi��o da privacidade alheia, persegui��es (cyber-bullying) e qualquer outro tipo de constrangimento;
3. Incentivamos o leitor a tomar responsabilidade pelo teor de seus coment�rios e pelo impacto por ele causado; informa��es equivocadas devem ser corrigidas, e mal entendidos, desfeitos;
4. Defendemos discuss�es transparentes, mas os sites do Sistema Fiep n�o se disp�em a servir de plataforma de propaganda ou proselitismo, de qualquer natureza. e
5. Dos leitores, n�o se cobra que concordem, mas que respeitem e admitam diverg�ncias, que acreditamos pr�prias de qualquer debate de id�ias.

 Aceito receber comunica��o da Fiep e seus parceiros por e-mail
 
Av. Comendador Franco, 1341 - Jardim Botânico - 80215-090
Fone: 41 3271 7900
Fax: 41 3271 7647
observatorios@fiepr.org.br
  • Twitter
  • Facebook
  • Youtube