Blog

Observatórios

Acompanhe nas redes sociais:
  • Twitter
  • Facebook
  • Youtube

Cadastre-se

e receba nosso informativo

Mantega reafirmou reajuste do IPI em janeiro, diz Anfavea

Publicado em 10/12/2013

Segundo presidente da associação, ministro reafirmou que haverá um reajuste da alíquota de veículos a partir de 1º de janeiro de 2014

O presidente da Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea), Luiz Moan, disse nesta segunda-feira, 09, que o ministro da Fazenda, Guido Mantega, reafirmou que haverá um reajuste da alíquota do Imposto Sobre Produtos Industrializados (IPI) de veículos a partir de 1º de janeiro de 2014.
Moan, que se reuniu com Mantega no escritório do Ministério da Fazenda, em São Paulo, disse ainda que o ministro também confirmou que a recomposição será parcial, mas não deu um prazo para o anúncio.

"Trouxemos a preocupação com a alíquota do IPI e ele reafirmou que terá reajuste parcial a partir de 1º de janeiro", disse Moan. A alíquota do IPI de veículos foi reduzida em 24 de maio de 2012, diante do cenário de queda nas vendas de veículos, e deveria ser recomposta para os porcentuais originais.

No entanto, o governo adiou os aumentos escalonados e fez apenas uma recomposição parcial nas alíquotas, em 1º de janeiro deste ano, além de manter a alíquota zero do IPI para caminhões. Com isso, desde o início do ano, o IPI para os veículos com motorização até 1.000 cilindradas está em 2%. A alíquota original, de 7%, estava zerada desde maio de 2012.

Para os veículos flex entre 1.000 e 2.000 cilindradas, a alíquota, de 11%, subiu de 5,5%, até o final do ano passado para 7% em janeiro. Para os carros a gasolina na mesma faixa de cilindrada, a alíquota original de 13% do IPI está em 8% desde o começo do ano. Já a alíquota do IPI dos veículos utilitários, reduzida de 8% para 1%, aumentou para 2% em janeiro.

Moan disse ainda que Mantega prometeu fazer uma "análise extremamente rápida" para as novas regras do Programa de Sustentação do Investimento (PSI) para o financiamento de caminhões, ônibus e máquinas agrícolas. O governo anunciou que o PSI/Finame será prorrogado em 2014, mas como os juros serão maiores que os atuais 3,5% ao ano e os recursos serão menores, os bancos travaram os financiamentos.

"Pelas regras que negociamos com o Ministério da Fazenda, até o dia 12 de dezembro (quinta-feira) o BNDES terá a informação exata do valor para ser desembolsado ainda este ano. Em função desta data de corte, alguns bancos se comprometem com os financiamentos pedidos até o final de novembro", disse Moan, justificando que uma decisão do governo definirá como ficarão os financiamentos a partir do dia 13, ou seja, na sexta-feira.

Gustavo Porto e Ricardo Leopoldo, do Estadão

Deixe seu coment�rio

Site Seu blog ou p�gina pessoal


1. Os sites do Sistema Fiep incentivam a pr�tica do debate respons�vel. S�o abertos a todo tipo de opini�o. Mas n�o aceitam ofensas. Ser�o deletados coment�rios contendo insulto, difama��o ou manifesta��es de �dio e preconceito;
2. S�o um espa�o para troca de id�ias, e todo leitor deve se sentir � vontade para expressar a sua. N�o ser�o tolerados ataques pessoais, amea�as, exposi��o da privacidade alheia, persegui��es (cyber-bullying) e qualquer outro tipo de constrangimento;
3. Incentivamos o leitor a tomar responsabilidade pelo teor de seus coment�rios e pelo impacto por ele causado; informa��es equivocadas devem ser corrigidas, e mal entendidos, desfeitos;
4. Defendemos discuss�es transparentes, mas os sites do Sistema Fiep n�o se disp�em a servir de plataforma de propaganda ou proselitismo, de qualquer natureza. e
5. Dos leitores, n�o se cobra que concordem, mas que respeitem e admitam diverg�ncias, que acreditamos pr�prias de qualquer debate de id�ias.

 Aceito receber comunica��o da Fiep e seus parceiros por e-mail
 
Av. Comendador Franco, 1341 - Jardim Botânico - 80215-090
Fone: 41 3271 7900
Fax: 41 3271 7647
observatorios@fiepr.org.br
  • Twitter
  • Facebook
  • Youtube