Blog

Observatórios

Acompanhe nas redes sociais:
  • Twitter
  • Facebook
  • Youtube

Cadastre-se

e receba nosso informativo

Profissional deve ter seus conhecimentos em gestão, sugere CIO da GM

Publicado em 11/07/2013

O ?perfil estratégico? das equipes de tecnologia da informação em detrimento do profissional técnico é uma tendência que há muito é explorada por consultores para se tirar melhor proveito da TI em objetivos de negócio.

Segundo prévia da pesquisa Antes da TI, a Estratégia, realizada com 500 CIOs de companhias brasileiras, menos da metade dos executivos consultados considera que suas equipes já possuem número representativo de profissionais com domínio dos processos de negócios e atuação pró-ativa.

Para o CIO da General Motors do Brasil, Mauro Pinto, as instituições de ensino poderiam contribuir mais para completar essa lacuna. “Hoje, mesmo as boas universidades não preparam o profissional pensando num perfil de gestor”, avalia. Segundo ele, mesmo os iniciantes deveriam chegar ao mercado com 80% de conhecimento técnico e 20% de domínio gerencial.

Há um consenso de que isso só se adquire na prática, no dia a dia do trabalho com tecnologia. As maneiras pelas quais os profissionais de TI passarão em seu cotidiano corporativo serão determinantes para se alcançar essa conversão proposta pelo executivo. Muitas delas estão relacionadas com o convívio com outras áreas de negócio, a fim de chegar ao profundo entendimento dos objetivos de cada departamento.
No caso da GM, até os técnicos em informática percorrem todos os ambientes da fábrica para entenderem a responsabilidade de cada ação dentro de sua alçada. Assim, uma queda de sistema ganha real impacto na consciência do profissional – e ele pode tomar decisões mais embasadas.

Fonte: Information Week Bras

Deixe seu coment�rio

Site Seu blog ou p�gina pessoal


1. Os sites do Sistema Fiep incentivam a pr�tica do debate respons�vel. S�o abertos a todo tipo de opini�o. Mas n�o aceitam ofensas. Ser�o deletados coment�rios contendo insulto, difama��o ou manifesta��es de �dio e preconceito;
2. S�o um espa�o para troca de id�ias, e todo leitor deve se sentir � vontade para expressar a sua. N�o ser�o tolerados ataques pessoais, amea�as, exposi��o da privacidade alheia, persegui��es (cyber-bullying) e qualquer outro tipo de constrangimento;
3. Incentivamos o leitor a tomar responsabilidade pelo teor de seus coment�rios e pelo impacto por ele causado; informa��es equivocadas devem ser corrigidas, e mal entendidos, desfeitos;
4. Defendemos discuss�es transparentes, mas os sites do Sistema Fiep n�o se disp�em a servir de plataforma de propaganda ou proselitismo, de qualquer natureza. e
5. Dos leitores, n�o se cobra que concordem, mas que respeitem e admitam diverg�ncias, que acreditamos pr�prias de qualquer debate de id�ias.

 Aceito receber comunica��o da Fiep e seus parceiros por e-mail
 
Av. Comendador Franco, 1341 - Jardim Botânico - 80215-090
Fone: 41 3271 7900
Fax: 41 3271 7647
observatorios@fiepr.org.br
  • Twitter
  • Facebook
  • Youtube